Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Inaugurado laboratório do curso Técnico em Segurança do Trabalho

Inaugurado laboratório do curso Técnico em Segurança do Trabalho

Publicado: Domingo, 25 de Março de 2012, 21h46 | Última atualização em Domingo, 25 de Março de 2012, 21h46 | Acessos: 4212

Foi inaugurado oficialmente na última sexta-feira, dia 23 de março, o Laboratório do curso Técnico em Segurança do Trabalho, localizado no quarto andar da sede Centro do IFRS Câmpus Porto Alegre.

A inauguração aconteceu em dois momentos. Na parte da tarde, o laboratório foi apresentado aos alunos das turmas I e III e, à noite, foi a vez das turmas II e IV terem a oportunidade de conhecer o novo espaço que irá subsidiar as aulas práticas do curso.

A apresentação foi feita pelo coordenador do curso, professor Danilo Franchini, com a presença do Diretor-Geral do Câmpus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi. Estiveram também presentes na ocasião os demais professores do curso, além do vice-diretor e Diretor de Ensino do Câmpus, professor Julio Xandro Heck, e da coordenadora de Ensino, professora Bianca Smith Pilla.

O professor Danilo contou como ocorreu a compra dos equipamentos para o laboratório, que já estava em andamento desde outubro do ano passado, ainda com a coordenadora anterior do curso, professora Maria Cláudia Bíssigo, e foi concluído em dezembro, já sob coordenação dele. Através de processo de licitação, quase todos os materiais foram comprados, porém, conforme explicou Danilo, alguns não puderam ser adquiridos em função das empresas que não quiseram vendê-los, mas estes serão licitados novamente este ano. Ele aproveitou também para agradecer a todos os servidores envolvidos na montagem do espaço.

O diretor Paulo Sangoi frisou o empenho desenvolvido pela gestão atual para a criação do laboratório, uma demanda antiga do curso, e que agora se concretiza. Ele agradeceu principalmente o apoio dos professores do curso, pois, para ele, o trabalho dos docentes foi fundamental, como na busca por orçamentos e outros detalhes. E ainda deu um recado aos alunos: “Queremos que esse laboratório seja usado. Façam que ele realmente seja um laboratório de aprendizado de vocês. A prática é fundamental, principalmente na área de segurança”, enfatizou.

Para a montagem do local, foram adquiridos diversos equipamentos e materiais, entre eles decibelímetros (medidor de nível sonoro digital), dosímetros de ruído, calibrador acústico, medidor de vibração ocupacional, luxímetro (medidor de luminosidade), hidrotermoanemometro, medidor IBUTG (índice de bulbo úmido-termômetro de globo), além de óculos de proteção, capacete de proteção para obras, capacete com viseira e protetor auricular, cinto de segurança tipo paraquedista, macas, entre outros.

Na ocasião, Franchini apresentou os equipamentos adquiridos, demonstrando o funcionamento de cada um. Eles serão usados na sua maioria em disciplinas como Ergonomia e Higiene Ocupacional, em visitas técnicas a empresas, além de servir para mostruário de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e noções sobre primeiros socorros.

O coordenador ainda ressaltou a qualidade do novo laboratório. “Estamos muito bem equipados, pois escolhemos os melhores equipamentos do mercado. Com certeza, com a aquisição desses equipamentos, nosso curso terá um grande salto de qualidade, principalmente para os nossos alunos. Embora a gente ensine todos os cálculos, nada é melhor do que trabalharem diretamente com os equipamentos. Assim, nosso aluno sai daqui muito bem qualificado e, principalmente, adequado ao mercado de trabalho”, completou.

Confira algumas fotos da inauguração do Laboratório de Segurança do Trabalho:

Turmas Seg I e III inauguraram o laboratório turno no Tarde   Diretor Paulo Sangoi agradeceu o apoio dos professores do curso   Diretor Paulo Sangoi agradeceu o apoio dos professores do curso   Profº Danilo Franchini, coordenador do curso, apresentou os equipamentos

Prof. Danilo apresenta aparelhos    Prof. Danilo apresenta o medidor IBUTG   Cinto de segurança tipo Parquedista   Profs. Maria Cláudia, Danilo, Adriana Pinho e Cláudio Araújo c/  aluno "equipado"

Alunos conhecem o novo laboratório   Alunos conhecem o novo laboratório e experimentam equipamentos   Alunos das turmas II e IV, do turno da noite, na inauguração   Prof. Danilo apresenta o laboratório às turmas da noite

Diretor Sangoi também falou aos alunos do noturno   Prof. Danilo demonstra o funcionamento do dosímetro de ruídos   Professores Cláudio e Danilo demonstram uso de EPIs em aluno   Prof. Cláudio B. Araújo também falou aos alunos