Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Painéis e relatos de experiências marcam o I Biblioencontro do Câmpus Porto Alegre

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2012, 10h39 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2012, 10h39 | Acessos: 1767

Na manhã de sexta-feira, dia 16 de março, foi realizado o I Biblioencontro de Alunos e Técnicos em Biblioteconomia do IFRS Câmpus Porto Alegre e Aula Inaugural do curso Técnico em Biblioteconomia 2012/1, no Auditório do 9º andar da sede Centro do Câmpus.

Na ocasião, estiveram presentes a bibliotecária Débora Jardim, Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB 10), a vereadora porto-alegrense e bibliotecária Fernanda Melchionna, além de alunos e professores do curso, bibliotecários e técnicos em biblioteconomia (ex-alunos do Câmpus).

A organização do evento ficou a cargo dos alunos do terceiro semestre do curso, que atuaram também como mestres de cerimônia.

A abertura do evento contou com as falas da Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia, professora Lizandra Brasil Estabel, e do Vice-diretor Geral e Diretor de Ensino do Câmpus, professor Júlio Xandro Heck. Em seguida, a vereadora Fernanda Melchionna e a vice-presidente do CRB10 Débora Jardim, também deram seus depoimentos, destacando principalmente a luta pelo reconhecimento e regulamentação da profissão de Técnico em Biblioteconomia.

Após a abertura oficial, a vereadora Fernanda Melchionna, coordenadora da frente parlamentar de leitura da Capital, ministrou palestra sobre o Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre e o Técnico em Biblioteconomia. Durante sua fala, ela ressaltou a importância da criação do plano, que é desenvolvido a partir dos seguintes eixos: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização da leitura e vomunicação; e apoio à criação e ao consumo de bens de leitura (saiba mais em http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pmll/).

A seguir, houve o primeiro painel, com a professora do Câmpus e bibliotecária Magali Lippert da Silva, falando sobre “A importância da atuação do Técnico em Biblioteconomia”; e o bibliotecário e coordenador da Biblioteca do Câmpus, Filipe Xerxeneski da Silveira, com o tema “O Bibliotecário como supervisor de estágio”.

Logo depois do intervalo, os alunos do terceiro semestre ainda promoveram uma atividade cultural com os participantes da aula inaugural, através de uma contação de histórias seguida de uma atividade de integração com os calouros do curso.

Encerrando o I Biblioencontro, o último painel, intitulado “O técnico em Biblioteconomia no Mundo do Trabalho”, trouxe como painelistas cinco ex-alunos, técnicos em Biblioteconomia formados pelo Câmpus e que já atuam no mercado de trabalho, contando suas experiências de curso, estágios e emprego, em relatos emocionantes.

Entre eles estavam as técnicas em Biblioteconomia Márcia Gonçalves Londero (biblioteca do Colégio Maria Imaculada) e Tanise Gonzalez (Revista Brasileira de Psicoterapia-CELG), e o Técnico em Biblioteconomia Izaías Quintana (servidor da biblioteca do Câmpus Porto Alegre).

Segundo a professora Lizandra Estabel, o II Biblioencontro deve ocorrer no próximo semestre.

Confira algumas fotos do I Biblioencontro e Aula Inaugural:

Alunas do curso foram mestres de cerimônia   Abertura do I Biblioencontro com a fala da professora Lizandra Estabel   Diretor de Ensino Júlio Xandro Heck falou na abertura oficial   A vice-presidente do CRB10, bibliotecária Débora Jardim, na abertura do evento

A vice-presidente do CRB10, bibliotecária Débora Jardim, na abertura do evento - foto 2   A vereadora Fernanda Melchionna falou na abertura do evento   Palestra com a vereadora Fernanda Melchionna    A vereadora Fernanda Melchionna falou do Plano Municipal do Livro e Leitura

Contação de histórias, atividade cultural com os alunos do terceiro semestre   Contação de histórias, atividade cultural com os alunos do terceiro semestre - foto 2   Atividade de integração com os calouros do curso   Atividade de integração com os calouros do curso - foto 2

Relato da Técnica em Biblioteconomia Tanise Gonzalez    Técnico em Biblioteconomia Izaías M. Quintana (IFRS-Câmpus Porto Alegre)   Relato do Técnico em Biblioteconomia Izaías Quintana (IFRS-Câmpus Porto Alegre)   Relatos emocionaram a todos

Veja mais fotos na página do Câmpus no Facebook: http://www.facebook.com/pages/IFRS-Campus-Porto-Alegre/153048004759647