Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Formada primeira turma do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde, parceria do GHC com o IFRS

Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2012, 11h00 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2012, 11h00 | Acessos: 1586

Na noite da última terça-feira, 3 de janeiro, aconteceu a formatura da primeira turma do curso Técnico de Registros e Informações em Saúde, realizado pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola GHC, unidade do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em parceria com o IFRS - Campus Porto Alegre.

Foram 19 alunos que concluíram, depois de um ano e meio de aulas e atividades práticas, esse curso que habilita os profissionais de saúde para atuarem na organização do conteúdo e do arquivo de prontuários, na organização de sistemas de informações em saúde.

O curso foi construído segundo os princípios e diretrizes do SUS, tendo como foco a atenção integral à saúde, o planejamento e a avaliação das ações, de forma a valorizar a coleta de informações de modo a garantir dados confiáveis que depois serão utilizados por gestores para o planejamento de ações de qualificação dos serviços. É a primeira turma de nível técnico-profissional a ser formada pela Escola GHC.

Durante a cerimônia, a oradora da turma, Susane Elisabeth Augustin Neis, lembrou os momentos de convívio entre os colegas e professores. Ela fez questão de destacar, em nome da turma, o quanto conhecer melhor o Sistema Único de Saúde ajudou a compreender melhor os direitos e possibilidades que podem ser oferecidas para a população.

Presente na ocasião, representando a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Augusto Horiguti, incentivou os alunos a continuar os estudos e apostar em qualificação constante.

Já o vice-diretor geral e Diretor de Ensino do IFRS - Campus Porto Alegre, professor Júlio Xandro Heck, destacou a preocupação em formar mais e mais profissionais para o SUS que norteia a Escola GHC. “Em três anos de existência, triplicamos o número de alunos, e boa parte se deve a esta parceria com o GHC. Queremos que ela esteja cada vez mais consolidada para ampliarmos a oferta de novas vagas em educação profissional para a região metropolitana. Assumimos aqui esse compromisso público”, enfatizou Júlio.

O paraninfo da turma, José Mathias Rizzotto, ressaltou a importância da informação, objeto de trabalho dos recém formados. “As organizações eficientes estão com os pés no presente e os olhos no futuro. A base de tudo isso está na coleta eficiente das informações lá na ponta. E vocês estão preparados para pensar esse sistema de forma que as informações tenham seu devido valor”, observou.

O diretor administrativo do GHC, Gilberto Barichello, destacou o carinho com os dados coletados ao longo de 42 anos de profissão de José Rizzotto na instituição. “Entre os muitos simbolismos desta noite, está no fato da Escola ter tido a percepção dos seus talentos internos. Lembrou de um profissional extremamente competente e que estava numa salinha escondida e disse: você tem capacidade para ensinar e multiplicar todo esse conhecimento. Isso é compromisso com a dignidade e com a cidadania dos seus trabalhadores e usuários. E ser destacado nesta noite como paraninfo demonstra um duplo reconhecimento”, disse Barichello.

O empenho de todos os outros professores, funcionários e colaboradores que ajudaram a consolidar a Escola GHC também foi lembrado nos discursos. A gerente de Ensino e Pesquisa e diretora da Escola GHC, Lisiane Böer Possa, enfatizou que, abraçando a proposta da Escola, muitos profissionais aceitaram o desafio de compartilhar o conhecimento sem abandonar a prática nos serviços onde atuam.

A diretora lembrou ainda que todas as categorias tem muito a colaborar para a qualidade na saúde pública. “Boa parte dos profissionais que hoje atendem os usuários nos serviços não sabem o que é o CID. Vocês agora saem sabendo que o CID é o Código Internacional de Doença e o quanto ele é importante para o diagnóstico correto e o encaminhamento mais ágil do paciente. São esses conhecimentos e toda a bagagem de conhecimento sobre o SUS e as redes de atenção e gestão que vão tornar vocês profissionais diferenciados que ajudam a fazer mais e melhor para a população”, ressaltou ela.

O diretor técnico do GHC, Neio Lúcio Fraga Pereira, destacou que isso só aconteceu porque houve uma movimentação política para derrubar uma lei que proibia o governo federal de ter escolas técnicas. O Diretor-geral do Campus Porto Alegre do IFRS, professor Paulo Roberto Sangoi, lembrou dos resultados que esse movimento já proporcionou ao criar novas instituições e valorizar outras profissões.

(Informações e fotos: Anderson Machado – Assessoria de Comunicação/Escola GHC)

Formatura ocorreu na Escola GHC   Formatura ocorreu na Escola GHC   Formatura da primeira turma do curso Técnico de Registros e Informações em Saúde   Diretor de Ensino do IFRS - Campus Porto Alegre, professor Júlio Xandro Heck, destacou a preocupação em formar mais e mais profissionais para o SUS

O Diretor-geral do Campus Porto Alegre do IFRS, professor Paulo Roberto Sangoi   O curso é realizado em parceria entre o IFRS e o GHC   Foram 19 alunos que concluíram, depois de um ano e meio de aulas e atividades práticas   Foram 19 alunos que concluíram, depois de um ano e meio de aulas e atividades práticas