Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus é homenageado no IV Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas e Escolares

Campus é homenageado no IV Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas e Escolares

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2011, 08h03 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2011, 08h03 | Acessos: 1787

Na última segunda-feira, dia 19 de dezembro, ocorreu no Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o IV Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas e Escolares, mais uma vez com o apoio do IFRS Campus Porto Alegre, em parceria com a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS) e os Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia (CFB e CRB-10).

Os alunos do curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre participaram do evento, sendo responsáveis pelo cerimonial.

Durante a abertura oficial do fórum, o diretor-geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, fez parte da mesa de cerimônia juntamente com outras autoridades, como a presidente do CFB, Nêmora Arlindo Rodrigues, o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, João Carneiro, a diretora da Biblioteca Pública do Estado do RS, Morgana Marcon, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do RS, Maria do Carmo Mizetti, a coordenadora do Fórum Gaúcho pela Melhoria das bibliotecas escolares (FGMBE), Loiva Serafini, além da coordenadora da frente parlamentar de leitura, vereadora Fernanda Melchionna da Silva, da professora Glória Isabel Ferreira, representando a direção da FABICO/UFRGS, e da bibliotecária Ana Gribler, representando o CRB-10.

Na ocasião, Sangoi falou da satisfação de ser parceiro do evento com as demais instituições envolvidas, e sobre a importância de incentivar a melhoria das bibliotecas no país. Destaca-se ainda a fala da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do RS, Maria do Carmo Mizetti, a qual aproveitou o momento para fazer o anúncio de que em 2012 haverá concurso para bibliotecários nas escolas estaduais.

Logo após, foram realizadas as premiações e homenagens às personalidades que se destacaram na área da Biblioteconomia em 2011 e às entidades que apoiaram a realização dos fóruns pela melhoria das bibliotecas.

Entre os homenageados, o Diretor-geral do IFRS Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, representou o campus e recebeu o certificado do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-10) em honra ao IFRS Campus Porto Alegre, pelo apoio ao Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares.

Após a realização de 27 Fóruns de Bibliotecas Públicas e Escolares, sendo 23 Regionais, três Nacionais e um Binacional (Brasil/Uruguai) em 2011, o evento culminou com o lançamento do livro “Biblioteca Escolar: presente!”. O livro tem como autoras e organizadoras as professoras Lizandra Estabel (IFRS/POA) e Eliane Moro (FABICO/UFRGS), juntamente com os bibliotecários Loiva Serafini (CRB10) e Uli Kaup (Instituto Goethe). Um dos capítulos, que trata sobre as bibliotecas dos Institutos Federais, é de autoria do bibliotecário do IFRS Campus Porto Alegre, Filipe Xerxeneski da Silveira.

Diretor Sangoi agradeceu a parceria nos eventos   Plateia do fórum   Sangoi falou da importância de incentivar as bibliotecas no país   Público assiste à abertura oficial

A Presidente do CFB se despediu do cargo na ocasião   A vereadora Fernanda Melchionna fala do livro "Biblioteca escolar: presente!"   Diretor Sangoi recebe homenagem das mãos da professora Eliane Moro (FABICO/UFRGS)   IFRS Campus Porto Alegre foi homenageado pelo apoio ao Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas