Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS Campus Porto Alegre no IV Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas e Escolares

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2011, 08h30 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2011, 08h30 | Acessos: 1489

Na próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro, ocorre o IV Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas e Escolares, no Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e o IFRS Campus Porto Alegre novamente é um dos apoiadores do evento, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e os Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia (CFB e CRB-10).

Com o tema “Biblioteca Pública e Escolar Presente”, o evento terá abertura oficial às 9h, seguida de homenagens e premiações, sendo um dos homenageados o diretor-geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi.

Os alunos do curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre também participarão do evento, sendo os responsáveis pelo cerimonial e pelo momento de sensibilização, quando irão apresentar uma Contação de Histórias.

Logo após a abertura, às 10h30 acontece o Painel I, “A presença das bibliotecas públicas na Formação do Leitor’, com a presidente do CFB, Nêmora Arlindo Rodrigues e o professor Dr. Luiz Milanesi, da Universidade de São Paulo (USP), mediados pela professora Iara Neves.

Já no início da tarde, ocorre o Painel II , “Biblioteca Escolar: presente!”, com as professoras Lizandra Brasil Estabel, Coordenadora do curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre, e Eliane Moro, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, ambas do Grupo de Pesquisa LEIA (FABICO/UFRGS), e ainda as bibliotecárias Loiva Serafini, coordenadora FGMBE, e Uli Kaup, do Instituto Goethe.

Às 16h, o Painel III traz “Relatos de Experiências em Bibliotecas Escolares e Promoção da Leitura”, mediado pelo presidente dp CRB-10, Nelson Oliveira, com os painelistas Tânia Piacentini, da Barca dos Livros, de Florianópolis/SC, Dr. Cláudio Omar Nunes e bibliotecária Rosane Machado, da Divisão de Bibliotecas de Rio Grande/RS, e Bibliotecas escolares da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Porto Alegre.

Antes do encerramento, às 17h30 haverá o lançamento do livro “Biblioteca Escolar: presente!”, com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de um exemplar aos participantes inscritos no evento. O livro tem autoria e organização das professoras Lizandra Estabel (IFRS/POA) e Eliane Moro (FABICO/UFRGS), juntamente com as bibliotecárias Loiva Serafini (CRB10) e Uli Kaup (Instituto Goethe). Um dos capítulos, que trata sobre as bibliotecas dos Institutos Federais, é de autoria do bibliotecário do IFRS Campus Porto Alegre, Filipe Xerxeneski da Silveira.

Haverá ainda atividades paralelas, como exposições no hall de entrada da Assembleia Legislativa.

Confira a programação completa:

forum-dezembro