Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Reunião define sobre a instalação da Incubadora Tecno-Social do IFRS Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Reunião define sobre a instalação da Incubadora Tecno-Social do IFRS Campus Porto Alegre

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2011, 22h06 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2011, 22h06 | Acessos: 2275

Ocorreu na última terça-feira, dia 6 de dezembro, uma reunião sobre a instalação da Incubadora Tecno-Social do IFRS Campus Porto Alegre, projeto coordenado pelo professor Duilio Castro Miles.

A reunião teve como propósito expor o projeto para todos os professores e técnicos administrativos que tinham manifestado interesse de participar da Incubadora por ocasião da elaboração do projeto e outros que o fizeram através da participação nas atividades desenvolvidas.

Durante o encontro, o professor Duilio realizou uma exposição sobre os princípios que regerão a incubadora, colocando as justificativas do projeto, que tem relação com as diretrizes para o ensino, pesquisa e extensão do IFRS, além dos objetivos a serem alcançados. Também foi apresentado um relatório das atividades realizadas em 2011 e outras que se pretende desenvolver em 2012.

Conforme explica o professor, “ao longo deste semestre fizemos e participamos de várias atividades para divulgar interna e externamente este projeto que teve o reconhecimento do MEC, com a concessão de recursos financeiros virão em janeiro de 2012”.

Na ocasião, foi também proposta uma relação de linhas de atuação que podem ser desenvolvidas em função do raio de atuação do IFRS Campus Porto Alegre, ampliando para a região metropolitana de Porto Alegre. Dentre os setores que foram indicados, destacam-se Turismo, Produção de Alimentos, Serviços e Comércio. Foram, ainda, indicados possíveis projetos que possam ser desenvolvidos, tais como: apoio às cooperativas de reciclagem; aos comerciantes, na perspectiva de superação da informalidade; iniciativas na produção de alimentos; formação de redes de cooperação, dentre outras.

Foram ainda constituídos grupos de trabalho, com diversas missões que visam analisar e constituir uma base de dados necessárias para estruturar a Incubadora e poder dar início à execução do projeto, apoiando e fortalecendo empreendimentos existentes na área social e criando alternativas para comunidades que precisem alavancar a sua condição sócio-econômica através de projetos de geração de renda e trabalho.

Entre os grupos registrados estão: Formalização institucional, encarregado de elaboração os estatutos e regimento da Incubadora; o de Metodologia, responsável pela formulação das formas de atuação e incubação de empreendimentos sociais; Comunicação, que terá o propósito de estabelecer um plano de divulgação interna e externa da incubadora; de Prospecção de Recursos Financeiros, para sustentar os projetos da incubadora; de Prospecção de Oportunidades de Atuação, para identificar e analisar possíveis formas de inserção nas comunidades com vistas a apoiar ou criar os empreendimentos.

Ao final do encontro, os participantes responsáveis por trabalhar dentro dos grupos ficaram com a missão de convidar outros colegas para apoiar o projeto.

O professor Duilio Miles, coordenador da Incubadora, apresentou um relatório das atividades realizadas em 2011   Professores e técnicos-administrativos interessados em participar do projeto participaram da reunião   Na ocasião foi feita uma exposição sobre os princípios que regerão a incubadora e colocadas as justificativas do projeto

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->