Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia participarão do VII SENABRAILLE em Campinas - SP

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2011, 10h35 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2011, 10h35 | Acessos: 1119

Na próxima semana, os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia estarão participando do VII Seminário Nacional de Bibliotecas Braille (SENABRAILLE), que será realizado de 27 a 30 de novembro de 2011, em Campinas - SP. O evento ocorre no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com o tema central “Bibliotecas: espaços acessíveis a múltiplos usuários”, e está sendo organizado pela Unicamp – Coordenação Geral da Universidade (CGU) e Sistema de Bibliotecas (SBU) – e pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

O VII SENABRAILLE é um evento de abrangência nacional que nasceu do idealismo de um grupo de bibliotecários com o objetivo de propiciar um espaço para a troca de experiências, para a divulgação de projetos bem sucedidos e, principalmente, realizar a análise sobre a questão do acesso à informação pelas pessoas com deficiências. O SENABRAILLE é coordenado FEBAB e apresenta como temáticas principais as Bibliotecas como espaços acessíveis a múltiplos usuários, nos aspectos de Políticas Públicas para Acessibilidade e Inclusão; Acessibilidade em Bibliotecas; Empregabilidade; Inovações em Tecnologias Assistivas, Deficiência Visual e Artes.

O seminário tem por objetivo discutir diversas temáticas, como políticas públicas, empregabilidade, tecnologias assistivas, artes e, principalmente, permitir o compartilhamento de experiências entre pessoas dispostas a redesenhar novos conceitos para a Biblioteca ao defini-la com uma organização acessível a múltiplos leitores, oferecendo uma oportunidade para debater, discutir e unir esforços para a construção de um ambiente mais acessível.

Segundo informa a professora Lizandra Brasil Estabel, coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia e do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Campus Porto Alegre, espera-se com esta edição do evento a manutenção de um espaço de diálogo, exposição e reflexão sobre as tendências, tecnologias e desafios que a área da informação enfrenta quando o tema é Acessibilidade.

O IFRS Campus Porto Alegre, em parceria com a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (FABICO/UFRGS), realiza neste semestre de 2011/2, o Curso de Extensão “Inclusão e Acessibilidade para Todos”, que discute as questões de bibliotecas acessíveis e informação acessível para todos. Tendo em vista os temas estudados no âmbito do Curso Técnico em Biblioteconomia, alunos do Campus demonstraram interesse em participar do Evento e enviaram trabalhos que foram aprovados para apresentação oral e em formato de pôster, sob orientação da professora Lizandra.

Também foi aprovado trabalho submetido que será apresentado pela Técnica em Biblioteconomia formada pelo IFRS Campus Porto Alegre, Alessandra Cantoni, - que possui limitação visual - em parceria com a bibliotecária Kátia S. Coutinho, sua supervisora de estágio na biblioteca da Escola Técnica de Saúde, e com as professoras Eliane Moro (FABICO/UFRGS) e Lizandra Estabel (IFRS/POA). O trabalho é intitulado “Biblioteca da Escola Estadual Técnica em Saúde no HCPA (ETS): inclusão e acolhimento”.

Além da participação no seminário, os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia farão visitas técnicas na Biblioteca Pública do Paraná, e na Biblioteca Pública de São Paulo, a qual é modelo em acessibilidade. O ônibus sairá de Porto Alegre, com os alunos do Curso, professores e técnicos com destino a Curitiba, São Paulo e Campinas.

Mais informações sobre o evento no site: www.sbu.unicamp.br/senabraille/.