Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Confira como foi a participação do IFRS Campus Porto Alegre no 5º CBEU

Confira como foi a participação do IFRS Campus Porto Alegre no 5º CBEU

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2011, 13h48 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2011, 13h48 | Acessos: 2141

Na última semana, de 8 a 11 de novembro, o IFRS esteve presente no 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – 5º CBEU, sediado neste ano de 2011 na cidade de Porto Alegre com o tema “As Fronteiras da Extensão”.

No estande do IFRS localizado na Mostra de Extensão, em frente a FACED/UFRGS, professores e alunos do IFRS Campus Porto Alegre estiveram divulgando seus projetos de extensão através de atividades interativas com o público. Ao longo da semana os projetos “Projeto de Iniciação em Panificação e Confeitaria”, coordenado de professora Andréa Bordin Schumacher, e o “Projeto Navegando no @mbiente – inclusão digital e conservação ambiental”, coordenado pelo professor Celson Roberto Canto Silva, foram apresentados à comunidade do 5º CBEU.

O Projeto Prelúdio, programa de Extensão do Campus Porto Alegre, também esteve participando, na noite de quarta-feira, dia 9 de novembro, com a apresentação do Conjunto de Violões, da Orquestra Infantil, da Orquestra Infanto Juvenil e do Coro Infantil, no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS.

Na sexta-feira, dia 11, foi a vez dos projetos “Química Forense em Ambientes Interativos de Aprendizagem”, “Experimentação no Ensino de Ciências: Importância e Viabilidade”; “Conversas no Instituto” e “BLOG da Segurança”, coordenados respectivamente pelas professoras Michelle Camara Pizzato, Andréia M. Zucolotto e Maria Cláudia Kirsch Bíssigo.

Algumas das atividades desenvolvidas foram: práticas experimentais associadas à química forense, demonstração de algumas atividades experimentais e dinâmicas realizadas no curso de extensão “Experimentação no Ensino de Ciências: Importância e Viabilidade”, degustação de produtos confeccionados pelos alunos nos cursos do Projeto de Iniciação em Panificação e Confeitaria, exposição de material explicativo (banners) e acesso aos blogs do Projeto Navegando no @mbiente – inclusão digital e conservação ambiental, com possibilidade de interação com os mesmos, acesso ao Blog da Segurança, entre outras atividades de divulgação, discussão, debates, rodas de conversa e trocas de experiências.

Sobre o CBEU - O evento é referência para a extensão universitária do país e tem como objetivo a troca de experiências, apresentação de propostas e resultados e, principalmente, a oportunidade de refletir criticamente sobre a extensão universitária no Brasil.

Nesta quinta edição, a programação contou ainda com Conferências, Mesas Redondas, Minicursos e Atividades Culturais, além de apresentações de trabalhos nas modalidades de Comunicação oral, Tertúlia e Oficinas, envolvendo as oito áreas temáticas da extensão.

O IFRS – entre os campi Bento Gonçalves/Reitoria, Feliz, Porto Alegre, Restinga e Sertão – participou no Congresso com nove trabalhos, apresentados por servidores e alunos da Instituição. Só do Campus Porto Alegre foram quatro trabalhos, nas modalidades de Tertúlia e Comunicação Oral, sendo eles:

“Grupo Pet-Conexões Gestão Ambiental no Programa Escola Aberta: conectando vivências”, da professora Cibele Schwanke (modalidade Tertúlia); “Inserindo a cultura extensionista no IFRS-Campus Porto Alegre”, também da professora Cibele Schwanke (modalidade Comunicação Oral); “Programa de Extensão Fábrica de Software Acadêmica: contribuindo para a formação profissional na área da Informática”, da professora Karen Selbach Borges (Comunicação Oral); e “Integração social a partir de uma atividade de extensão em Educação Ambiental – análise do evento Semana do Meio Ambiente: uma visão sustentável”, da aluna Nizangela Gomes dos Reis (Comunicação Oral).

Mais informações podem ser encontradas na página do Congresso: www.ufrgs.br/5cbeu.

Confira algumas fotos do estande do IFRS na Mostra de Extensão:

Estande do IFRS no 5º CBEU   Estande do IFRS no 5º CBEU   Estande do IFRS no 5º CBEU   Estande do IFRS no 5º CBEU

Estande do IFRS no 5º CBEU   Estande do IFRS no 5º CBEU   Práticas experimentais associadas à química forense   Projeto de práticas experimentais associadas à química forense