Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Palestra sobre o Projeto PROMOBIO da PUCRS em parceria com o Campus Porto Alegre na 12ª Mostratec

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2011, 11h19 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2011, 11h19 | Acessos: 1572

O IFRS Campus Porto Alegre entrou como parceiro, juntamente com outras escolas de ensino técnico e médio, do projeto “Interação Universidade - Escolas para a Pesquisa e Disseminação de Saberes (PROMOBIO)” da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), que foi aprovado pela FINEP. A FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Este projeto pretende desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão na área de produção de bicombustíveis (especificamente biodiesel e etanol), envolvendo docentes e graduandos da PUCRS e professores, servidores técnico-científicos e alunos de instituições de ensino técnico e médio e empresas do setor de bicombustíveis.

As atividades propostas a serem desenvolvidas incluem:

- criar e apoiar núcleos de experimentação científica em produção e desempenho de bicombustíveis e sustentabilidade (ambiental, econômica e social);

- apoiar a realização de projetos de pesquisa nas áreas dos núcleos de experimentação científica;

- promover ações de educação continuada para professores das escolas de nível médio;

- inserir empresas do setor de bicombustíveis no processo;

- promover e apoiar atividades de caráter científico, como feiras, oficinas, concursos, projetos de pesquisa, maratonas científico cultural, mostras,

- organizar exposição temática no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS.

O projeto foi aprovado em 2009, e como agora os recursos financeiros foram liberados, o Coordenador geral do projeto, Prof. Marcus Seferin, solicitou um momento para que o grupo da PUCRS possa apresentar detalhadamente o projeto à comunidade do IFRS Campus Porto Alegre e trocar ideias sobre como contribuir.

As palestras estão agendadas para esta sexta-feira, dia 04 de novembro, como parte da programação da 12ª MOSTRATEC, nos seguintes horários:

- 10h20min, sala 211, palestra 02, exclusiva para servidores;

- 16h20min, sala 208, palestra 03, para alunos;

- 20h, sala 211, palestra 04.

Instituições parceiras:

- Escola Estadual Técnica de Agricultura (ETA), Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, SENAI-RS, Colégio Marista Assunção, Colégio Marista Champagnat, Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário, Colégio Dom Feliciano, União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE), Centro Social Marista de Porto Alegre, Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Gentil Veigas Cardoso, Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, Colégio Anchieta;

- Empresas na área de biocombustíveis.