Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Aula Inaugural do Curso de Licenciatura em Pedagogia discutiu “Os desafios de ser professor no século XXI”

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2011, 15h40 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2011, 15h40 | Acessos: 1030

Ocorreu na noite da última terça-feira, dia 25 de outubro, a Aula Inaugural do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Auditório do 9º andar da sede Centro do IFRS Campus Porto Alegre.

Após a abertura oficial, às 19h, com a presença de autoridades, o evento teve como palestrante a professora Me. Luciani Paz Comerlatto, do IFRS Campus Bento Gonçalves, falando sobre o tema “Os desafios de ser professor no século XXI”.

Fizeram parte da mesa de abertura o Diretor-geral do IFRS Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi; o Diretor de Ensino e Vice-diretor geral, Júlio Xandro Heck; a Diretora Adjunta de Ensino do Campus, professora Márcia Correa de Moraes; a coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia e pedagoga do Campus Porto Alegre, Josiane Ramos do Amaral; o Pró-reitor de Ensino do IFRS, Sérgio Wortmann; e a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, uma das responsáveis por ajudar a trazer o curso para o IFRS Campus Porto Alegre.

O curso de Licenciatura em Pedagogia é novo no Campus e está sendo realizado graças a um convênio entre o IFRS e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através da Plataforma Freire.

Faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES).

O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Durante a abertura do evento, a professora Márcia Moraes falou sobre como o curso veio para o Campus Porto Alegre, graças ao apoio da instituição ao projeto de oferta do curso. Segundo a ela, o contato inicialmente feito com a vereadora e também professora Sofia Cavedon, através da professora Clarice Monteiro Escott, diretora de Pesquisa e Inovação do IFRS Campus Porto Alegre, foi fundamental para que o curso fosse implantado no Campus.

O vice-diretor Júlio também falou sobre os esforços que foram feitos para trazer o curso, e solicitou às alunas que cuidem muito bem da vaga pública que ganharam, pois foi bastante disputada dentre que muitos gostariam de estar no lugar delas. Ele ainda aproveitou a ocasião para dar a notícia de que os estudantes do curso também serão beneficiados com o Programa de Assistência Estudantil.

Em sua fala, a vereadora Sofia Cavedon reiterou às alunas, as quais em sua maioria já tem vivência em sala de aula, que tragam as experiências delas para aulas, para que dúvidas e desafios sejam discutidos e sanados, pois esse é um dos objetivos do curso.

Por fim, o diretor Sangoi destacou a importância da aula inaugural, pois, segundo ele, os momentos mais marcantes, tanto para os alunos como para a instituição, são o início do curso e o final, com a formatura. Ele ainda falou sobre a estrutura do campus, como número de alunos e cursos, enfatizando o grande salto no crescimento que a Instituição teve desde 2008 quando foi criada.

Logo após a abertura, deu-se início à palestra da professora Luciani Paz Comerlatto, que abordou “Os desafios de ser professor no século XXI”.

Aula Inaugural ocorreu no Auditório do 9º andar   Professora Márcia Moraes, Diretora Adjunta de Ensino   Vereadora Sofia Cavedon falou às alunas   Pró-reitor de Ensino do IFRS, Sérgio Wortmann

Vice-diretor geral e Diretor de Ensino, Júlio Xandro Heck   Diretor-geral do Campus Porto Alegre, Prof. Paulo Roberto Sangoi   A palestra da professora Luciani Paz Comerlatto abordou “Os desafios de ser professor no século XXI”   A palestra da professora Luciani Paz Comerlatto abordou “Os desafios de ser professor no século XXI”