Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Diversidade cultural marca a I Semana de Língua e Cultura do Campus Porto Alegre

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2011, 10h35 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2011, 10h35 | Acessos: 2551

O encerramento contou com show de dança do ventre.

Diversas atividades artísticas, entre recitais, exposição de vídeos, contação de histórias, apresentações de danças e culinárias típicas, além de oficinas e palestras, marcaram a I Semana de Língua e Cultura, que ocorreu de 17 a 21 de outubro no IFRS Campus Porto Alegre.

Com a proposta “Diversidade na formação técnica”, a primeira edição deste evento de Extensão promovido pelo Programa Permanente de Ensino de Línguas – PROPEL, em parceria com o Prelúdio, o curso de Panificação e Confeitaria e o NAPNE, teve como objetivo contribuir para uma formação integral dos alunos dos cursos Técnicos, Tecnológicos e Proeja, promovendo o contato, não só dos estudantes, mas de toda a comunidade do Campus, com variadas atividades culturais.

O encerramento da semana aconteceu na noite de sexta-feira, 21 de outubro, com uma apresentação de Dança do Ventre, realizada pela Escola de Dança do Ventre Nadima Murad.

Durante os cinco dias, o evento ocorreu em diferentes horários, nas instalações do Campus Porto Alegre, em ambas as sedes da Instituição (Rua Cel.Vicente, 281, Centro e Rua Ramiro Barcelos, 2777, Santana).

Na noite de segunda-feira, 17 de outubro, ocorreu a abertura do evento, no espaço de convivência do 2º andar da sede Central do Campus, com as falas da professora Natália Sánchez , coordenadora do PROPEL, que agradeceu a todos que apoiaram a realização do evento, como Direção-Geral e Diretoria de Extensão do Campus, e do professor Cláudio Farias, Diretor de Desenvolvimento Institucional do Campus Porto Alegre, que falou em nome da Direção. Ele ressaltou a importância da relação entre ensino técnico e cultura, elogiou a programação do evento e falou da espera de que o mesmo passe a integrar o calendário de atividades e eventos anuais do Campus.

Na ocasião, a professora Jaqueline Cunha, da comissão organizadora da Semana, também agradeceu e reforçou as palavras do professor Cláudio.

Em seguida, houve uma apresentação do Conjunto de Música Popular do Projeto Prelúdio, momento em que o professor Alexandre Vieira, coordenador do Projeto Prelúdio, falou da parceria entre o PROPEL e o Prelúdio, dois importantes programas de extensão do Campus, e agora companheiros de projetos ligados à cultura.

Logo após a apresentação, ocorreu no auditório do 1º andar, a mesa-redonda “A língua Espanhola no mundo do Trabalho”, com os professores Éderson Cabral, Natália Sanchez e a convidada Letícia Rossi.

Nos demais dias do evento, os participantes puderam acompanhar apresentações de dança folclórica polonesa, oficinas de culinárias culturais com pratos típicos de países como Japão (sushi), Palestina (esfiha e café com cardamomo), México (tequila e pan de muertos) e França (Torta de Pêra); oficina de Libras e sessões de cinema comentadas, com os filmes “E seu nome é Jonas” (profª Carolina Sperb) e “O Discurso do Rei” (Profª Jaqueline Donada), e ainda prestigiar os recitais do Conjunto de Violões, do Conjunto de Flautas Doces e do Coro Infantil do Projeto Prelúdio.

Além disso, ocorreram as palestras “O que é cultura? Interfaces com o mundo do trabalho”, com a professora Fani Adorne, do Campus Sapucaia do IFSul; “Mia Couto: a prosa poética da literatura africana”, com Renata Severo; e “A literatura hispanoamericana e o mundo globalizado: representação do trabalho e da sociedade”, com a professora Silvia Foschiera, da Unisinos; e a sessão de Relatos de Viagens: outros países, outras culturas, onde os participantes puderam contar e ouvir um pouco de diferentes experiências conhecendo outros países e culturas.

A organização da I Semana de Língua e Cultura: diversidade na formação técnica do IFRS Campus Porto Alegre esteve a cargo da Comissão formada pelos professores Jaqueline Cunha (Prof. de Língua Portuguesa), Cláudia Estima (Prof. Língua Inglesa), Éderson Cabral (Prof. Língua Espanhola), Jaqueline Donada (Profª. Língua Inglesa), Profª. Carolina Sperb (Profª. Libras), e da aluna Thaís Agarrallua, bolsista do PROPEL.

Confira nas fotos alguns dos momentos marcantes:

Abertura Oficial da I Semana de Língua e Cultura

Abertura da I Semana de Língua e Cultura - Prof. Natália Sanchez   Abertura da I Semana de Língua e Cultura - Prof. Claudio Farias   Abertura da I Semana de Língua e Cultura - Prof. Jaqueline Cunha   Abertura da I Semana de Língua e Cultura - Prof. Alexandre Vieira

Apresentações do Prelúdio: Conjunto de Música Popular, Conjunto de Violões, Conjunto de Flautas Doces e Coro Infantil

Conjunto de Música Popular   Conjunto de Violões   Conjunto de Flautas   Conjunto de Flautas

Coro Infantil Prelúdio   Coro Infantil Prelúdio   Coro Infantil Prelúdio

Apresentação do grupo de Contação de Histórias - Projeto do Curso Técnico em Biblioteconomia e NAPNE

Palestras, sessões comentadas de filmes e relatos de viagens

Sessão Comentada Filme "O Discurso do Rei" - Profª Jaqueline Donada   Mesa-redonda "A língua espanhola no mundo do trabalho"   Palestra "O que é cultura?" - Prof. Fani Adorne (IFSul)

Palestra "A literatura hispanoamericana e o mundo globalizado" - Prof. Silvia Foschiera (Unisinos)   Relatos de Viagens: outros países, outras culturas   Relatos de Viagens: outros países, outras culturas

Show de Dança do Ventre com Nadima Murad

Encerramento da semana, com apresentação de Dança do Ventre   Encerramento da semana, com apresentação de Dança do Ventre   Encerramento da semana, com apresentação de Dança do Ventre   Encerramento da semana, com apresentação de Dança do Ventre