Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Professor do Campus Porto Alegre tem projeto aprovado e participará da Missão do IFRS ao Canadá

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2011, 12h56 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2011, 12h56 | Acessos: 1280

O professor do IFRS Campus Porto Alegre, Evandro Manara Miletto, da área de Informática, foi selecionado para participar da Missão do IFRS ao Canadá, que ocorre no próximo mês de novembro. O projeto Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Meio Ambiente, do referido docente, foi um dos três projetos homologados e aprovados pelo Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi) e Pró-Reitoria de Extensão do IFRS (PROEXT/IFRS) através do Edital PROEXT/IFRS nº 05/2011.

O Copi procedeu no último dia 10 de outubro a homologação e avaliação das propostas de projetos de pesquisa submetidos ao Edital, tendo homologado e aprovado os seguintes projetos:

1º) Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Meio Ambiente, do professor Evandro Manara Miletto;

2º) CanCore - OBAA: uma proposta de padrão para especificação de metadados Brasil-Canadá, de autoria da professora Júlia Marques Carvalho da Silva;

3º) Produção e utilização de biodiesel a partir diferentes matérias primas, de autoria do professor Anderson Favero Porte.

Sendo assim, conforme previa o Edital, os três docentes estarão participando da Missão do IFRS ao Canadá no próximo mês.

A PROEXT/IFRS havia lançado no final de setembro o edital de abertura de inscrições para submissão de proposta de projetos de pesquisa para docentes que desejassem integrar a missão do IFRS ao Canadá.

O objetivo foi selecionar projetos de pesquisa a serem apresentados no Canadá pelos seus coordenadores, os quais integrarão a delegação que irá, no período de 20 a 25 de Novembro de 2011, realizar visitas técnicas às instituições de ensino canadenses com as quais o IFRS já firmou convênio de cooperação e desenvolveu ações, como o Camosun College e a Cègep de Sherbrooke, visando o fortalecimento de parcerias estratégicas para ampliação de horizontes acadêmicos, produção de conhecimentos e fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica.

O número de vagas previsto era de um (01) projeto de pesquisa por campus que tivesse orçamento disponível para financiar missão do pesquisador.

Puderam participar da seleção docentes do quadro efetivo do IFRS que atendessem a determinados critérios, tais como: ter feito parte e colaborado nas atividades conjuntas realizadas pelo IFRS e instituições canadenses parceiras (Camosun College e/ou Cégep de Sherbrooke); ter mantido contato com docentes das instituições canadenses após visitação dos mesmos ao IFRS; ter fluência em Língua Francesa e/ou Inglesa comprovada; ter anuência da chefia imediata e do Diretor-Geral, com liberação de diárias e passagens para participação na Missão e pertencer a grupo de pesquisa do IFRS castrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

Segundo o Diretor-geral do IFRS Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, devido à importância do projeto e principalmente pelo fortalecimento da parceria com as Instituições do Canadá, a Direção do Campus Porto Alegre disponibilizou as passagens e diárias para viabilizar a viagem do professor Evandro.

Vale lembrar que o professor Evandro Miletto fez parte da equipe responsável pela recepção e orientação dos estudantes intercambistas alunos do Cégep de Sherbrooke, de Québec, no Canadá, bem como dos seus professores, quando os mesmos estiveram entre os meses de abril e junho deste ano no Campus Porto Alegre. O docente realizou apresentação sobre o IFRS e o Campus Porto Alegre para o grupo e participou de reuniões técnicas da área de informática com o Professor Benoit Beaulieu.

Para ele, a aprovação desse projeto representa o reconhecimento de um esforço coordenado dos professores pesquisadores do campus das áreas de tecnologia computacional e meio-ambiente que trabalharam intensamente com a equipe estrangeira durante a sua estada em Porto Alegre, bem como nas atividades de orientação dos alunos.

“O projeto aprovado tem a intenção de ser um ‘guarda-chuva’, permitindo que subprojetos sejam desenvolvidos e novas missões se realizem, proporcionando o intercâmbio de professores e alunos entre as duas instituições", acrescenta o professor.

De acordo com Evandro, a missão ao Canadá representa um importante passo para a inserção internacional do Instituto, em especial para o Campus Porto Alegre, demonstrando um comprometimento da direção e dos docentes em elevar o nível e a visibilidade do campus através de cooperações internacionais com instituições estrangeiras reconhecidas.

Além disso, outra possibilidade destacada pelo professor é a abertura de portas para pesquisas no contexto do primeiro curso de Mestrado do Campus Porto Alegre, o Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia em Meio Ambiente, coordenado por ele, e recentemente submetido para avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).