Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Incubadora Social-Tecnológica do IFRS Campus Porto Alegre inicia atividades com Ciclo de Palestras

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2011, 21h21 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2011, 21h21 | Acessos: 1652

A partir desta semana, serão iniciadas as atividades de Extensão vinculadas à Incubadora Social-Tecnológica do IFRS Campus Porto Alegre neste semestre, através de um Ciclo de Palestras de Economia Solidária e Tecnologias Sociais que irá apresentar a Incubadora Social do IFRS Campus Porto Alegre para a comunidade de professores, alunos, técnicos-administrativos e convidados de outros campi do IFRS.

Para dar início a este ciclo, no próximo dia 5 de outubro, acontece a palestra Economia Solidária e Incubadoras de Tecnologias Sociais, com a Professora Drª Ana Mercedes Sarria Icaza*, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade ocorre das 15h às 18h, no Auditório do 1º andar do IFRS Campus Porto Alegre, sede Centro.

Nesta ocasião, além da palestra, será apresentado aos participantes um esboço do projeto da Incubadora que foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

A coordenação-geral das atividades está a cargo do professor Me. Duílio Castro Miles, do IFRS Campus Porto Alegre. Segundo ele, a ideia principal do Ciclo de Palestras de Economia Solidária é trazer para o IFRS profissionais e experiências já consagradas que propiciem subsídios para desenvolver o planejamento da Incubadora Social-Tecnológica do IFRS Campus Porto Alegre, assim como também desenvolver a metodologia que será aplicada nos processos de incubação.

O evento é voltado para membros da equipe da Incubadora, professores, técnicos-administrativos, alunos interessados do IFRS Campus Porto Alegre e de outros campi do IFRS.

De acordo com o professor Duílio Miles, junto com esta atividade neste período pretende-se ainda sondar projetos que possam vir a ser incubados pelo IFRS - Campus Porto Alegre.

As palestras do ciclo estão previstas para ocorrer quinzenalmente até o mês de dezembro, e a programação será divulgada com antecedência, e poderá ser conferida no site do IFRS Campus Porto Alegre (www2.poa.ifrs.edu.br).

*Sobre a palestrante: Ana Mercedes é Doutora em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica, e professora da Escola de Administração da UFRGS. Possui experiência em pesquisa, processos de educação popular e elaboração e avaliação de projetos na Nicarágua, Bélgica e Brasil. Há mais de 15 anos no ensino superior, trabalha com as temáticas de movimentos sociais, economia solidária e políticas públicas. Tem participando ativamente da construção dos Fóruns da economia solidária e entre 2008 e 2010 foi coordenadora nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs) e representante da mesma rede no Conselho Nacional de Economia Solidária.