Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > CRA/RS passará a efetuar o registro dos profissionais tecnólogos na área de Administração
Início do conteúdo da página

CRA/RS passará a efetuar o registro dos profissionais tecnólogos na área de Administração

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2011, 16h03 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2011, 16h03 | Acessos: 11404

Uma grande notícia e importante conquista para os futuros profissionais tecnólogos da área de Administração.

Conforme comunicado oficial do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul - CRA/RS, publicado no dia 22 de setembro no site www.crars.org.br , a entidade realizou uma sessão plenária extraordinária no último dia 12, onde ficou decidido que, em atendimento à Resolução nº. 374 de 12/11/2009 do Conselho Federal de Administração - CFA, será iniciado o processo de registro de Tecnólogos em Gestão graduados no Estado do Rio Grande do Sul.

Paralelamente a isso, o CRA/RS informou que permanece tramitando na Justiça Federal processo que discute a legalidade da resolução citada, e por consequência, desta particular modalidade de registro.

De acordo com a atual presidente do CRA/RS, a administradora Cláudia de Salles Stadtobler, o conselho regional aprovou o registro dos tecnólogos, acatando a resolução e o indicativo de registro do CFA. “Entendo que essa decisão do CRA/RS acolhe os tecnólogos. O registro do profissional num conselho responsável é importante para o exercício legal da profissão”, salienta Cláudia.

Ainda segundo a presidente, poderão se registrar no CRA/RS os tecnólogos formados, e no momento a entidade está organizando a operacionalização do procedimento de registro. Dentro de alguns dias devem ser divulgados o funcionamento do processo e a documentação necessária, e então os profissionais começarão a ser registrados.

Além disso, no mês de novembro deverá ser apresentada uma cartilha do CFA com as competências dos tecnólogos. “Aguardamos esse documento, pois o mesmo deve nos esclarecer sobre as atuações de cada profissional”, observa Cláudia.

Um dos frutos do debate suscitado na 1ª Semana Acadêmica do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais realizada no início deste mês, em que houve um painel sobre a percepção e o posicionamento do profissional tecnólogo em Processos Gerenciais, com a presença da presidente CRA/RS falando sobre os desafios do reconhecimento e regulamentação da profissão de tecnólogo, essa decisão vem em especial momento para os acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS Campus Porto Alegre, que aguardavam com muita expectativa a possibilidade de regulamentação da profissão.

O CRA gaúcho era o único do Brasil que ainda não efetuava o registro de tecnólogo.

Para a coordenadora de Ensino do Campus Porto Alegre e professora da área de Administração, Bianca Smith Pilla, “a decisão do CRA/RS de registrar os tecnólogos de Gestão é justa e sábia. Com o aumento expressivo do número de cursos de tecnologia, é fundamental que o CRA acompanhe estes profissionais que estarão atuando na área de Administração das organizações.”

Segundo ela, os tecnólogos de Gestão não devem ser vistos como profissionais concorrentes dos Administradores, mas como complementares, pois as organizações carecem muito de gestão, havendo, portanto, espaço para todos os profissionais. “Imagino que com esta notícia do registro dos tecnólogos, deverá haver uma maior procura de candidatos por esta formação, que talvez, até então, tivessem receio quanto a esta profissão por ainda não estar reconhecida”, prevê.

“Penso que o primeiro passo já foi dado e agora nos resta aguardar a cartilha do CFA sobre as competências dos profissionais. Este documento servirá como um guia para o nosso curso de tecnologia em Processos Gerenciais”, observa Bianca.

Ainda de acordo com a professora, que também dá aulas no curso Técnico em Administração do Campus Porto Alegre, um próximo passo seria iniciar o debate quanto ao registro dos técnicos em Administração. “A exemplo de outros conselhos que registram profissionais de nível técnico, o CRA também poderia estar se preocupando com o reconhecimento desta profissão, que, inclusive, remete às origens do próprio bacharelado em Administração. Nós, enquanto IFRS, devemos estar presentes e atuantes nestas discussões”, ressalta.

Notícias relacionadas:

1ª Semana Acadêmica de Processos Gerenciais encerra com palestra do Ministério das Relações Exteriores

Semana Acadêmica de Processos Gerenciais abre falando de empreendedorismo e liderança

Começa a 1ª Semana Acadêmica do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->