Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Semana Acadêmica de Processos Gerenciais abre falando de empreendedorismo e liderança

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2011, 15h15 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2011, 15h15 | Acessos: 2406

A 1ª Semana Acadêmica do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais teve início na segunda-feira, dia 5 de setembro, no Auditório localizado no 1º andar do prédio garagem, sede Central do IFRS Campus Porto Alegre.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor-geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, e pelo Diretor de Ensino e vice-diretor geral, professor Júlio Xandro Heck. As palestras do primeiro dia abordaram os temas "Empreendedorismo", com André Luiz Fialho Blos, supervisor regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS), e "O Administrador Líder", com Gilmar Laguna, diretor técnico da Laguna & Bauler Assessoria Organizacional.

Na abertura, às 19h, o diretor-geral Paulo Sangoi falou sobre a importância deste que é o primeiro evento promovido por um curso superior do Campus e que irá se tornar um marco, servindo de modelo para os próximos eventos. Ele ressaltou o empenho dos alunos do curso nesta realização, que trabalharam muito para que a mesma acontecesse, conferindo-lhes o mérito sem deixar de lembrar o apoio dos professores.

Em seguida, o diretor de Ensino, professor Júlio Heck, confirmou o fato da atividade ser um momento histórico para a instituição, por ser a primeira semana acadêmica de um curso superior desse Campus, e que certamente será lembrada sempre. Ele também reforçou o mérito dos alunos que se empenharam na organização da mesma e confirmou o apoio da direção de Ensino.

Logo após a abertura, houve a palestra com o supervisor regional do SEBRAE/RS, André Luiz Fialho Blos, que tratou do tema “Empreendedorismo”. O palestrante falou sobre como ser empreendedor nos dias atuais e as atitudes que caracterizam um empreendedor.

De acordo com ele, o empreendedor não está satisfeito com o estado das coisas e deseja construir o novo “Empreendedor é alguém que empreende, constrói algo novo, possui uma visão à frente, tem motivação e energia, é um agente de transformação”, explica Blos.

Ele também destacou a importância de se fazer um plano de negócios antes de executar uma ideia. Segundo Blos, o nível de planejamento influencia no sucesso ou insucesso na formação de novos negócios. O empreendedor planeja, faz, toma para si a solução do problema. “Planejamento é a base de tudo”, afirma.

Na segunda palestra, que encerrou a primeira noite do evento, o diretor técnico da Laguna & Bauler Assessoria Organizacional, Gilmar Laguna, falou sobre “O Administrador Líder”. Durante sua palestra, Laguna apresentou conceitos de liderança de diversos autores e lições práticas de liderança, através de exemplos.

“Ser líder é ser responsável”, ensina Laguna. Ele ainda ressaltou que um dos maiores problemas nas empresas hoje é a falta de atitude. Segundo ele, há uma carência de liderança no mercado atual.

A Semana Acadêmica prossegue nesta terça-feira, dia 6, e na quinta, 8, encerrando-se na sexta-feira, dia 9 de setembro, com o tema central “Os Desafios para o Tecnólogo em Processos Gerenciais” sendo discutido durante as quatro noites por meio de palestras e paineis com profissionais da área.

A atividade é voltada para os acadêmicos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Porto Alegre. Haverá certificação pela Diretoria de Extensão para quem tiver a freqüência mínima de 75% (três dias).

A organização do evento está a cargo da comissão formada pelos acadêmicos de Processos Gerenciais Lélien Fritsch, Jacques Oliveira Arboite, Carolina Kruse Ramos, Roberta Gonçalves Lisboa Soares, Yuri Ferreira Machado, Guilherme Benvegnú Menezes e Taiana Rodrigues, juntamente com os professores Bianca Smith Pilla (coordenadora de Ensino), Duilio Castro Milles (coordenador do Curso de TPG) e Maria Cristina Caminha de Castilhos França (Diretora Adjunta de Pesquisa e Inovação).

Clique aqui para conferir a programação da 1ª Semana Acadêmica do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Confira a seguir algumas fotos da primeira noite do evento: