Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS Campus Porto Alegre recebe visita de pesquisador americano da Universidade do Texas

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2011, 10h50 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2011, 10h50 | Acessos: 1680

Na manhã desta sexta-feira, dia 2 de setembro, o IFRS Campus Porto Alegre recebeu a visita de um professor pesquisador da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos (The University of Texas at Austin)*.

O mestre em educação Deryl Hatch é pesquisador assistente e doutorando da Universidade do Texas, e esteve no Campus para conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Instituto Federal, funcionamento e proposta de ensino.

O encontro com o pesquisador ocorreu na sala de reuniões da Diretoria no 9º andar do prédio Central, onde o Diretor de Desenvolvimento Institucional do Campus Porto Alegre, professor Cláudio Farias, a Diretora de Pesquisa e Inovação, professora Clarice Monteiro Escott, e a Coordenadora de Ensino do Campus, professora Bianca Pilla, explicaram como funciona o sistema de ensino dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, traçando um panorama geral desde o surgimento das escolas técnicas até os dias atuais, com a criação os IFs.

Um dos assuntos também comentados na reunião foi a questão da semelhança de funcionamento entre os Institutos Federais e as “Community Colleges” americanas: afinal, estas últimas serviram de “inspiração” para o governo brasileiro na criação dos IFs.

As Community colleges, ou faculdades comunitárias, são também chamadas de faculdades “junior” ou faculdades de dois anos. Há mais de 1.700 community colleges nos Estados Unidos, a maioria delas patrocinadas pelo estado. Algumas são independentes ou de iniciativa privada. Além dos programas acadêmicos que permitem a obtenção de um diploma (por exemplo, associate degree), as community colleges oferecem educação vocacional e treinamento técnico. Geralmente possuem vínculo com as universidades do estado onde se localizam. Isto torna o processo de transferência para uma destas universidades mais fácil quando o estudante planeja completar os seus dois anos de estudos e obter um diploma de bacharelado (fonte: www.educationusa.info).

Na ocasião, Hatch colocou que um dos temas de interesse da pesquisa que desenvolve no seu curso de doutorado são os estudos de educação comparativa.

Assim, a intenção da visita é aproximar os laços entre as instituições, de forma que possam gerar, futuramente, projetos de pesquisa em conjunto.

Participaram ainda do encontro a professora de Ensino à Distância (EAD) do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Daiane Grassi, a professora de EAD da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS) Carla Netto, e o professor André Stein, economista e pós-doutorando da PUC/RS.

*A Universidades do Texas (UT) é uma instituição de educação superior pública do Estado americano do Texas, fundada em 1883, abrangendo nove universidades e seis faculdades médicas localizadas em diversas cidades do Estado. A sede da instituição está localizada na cidade de Austin. É uma dos maiores e mais respeitadas universidades do país, e a Universidade do Texas em Austin em particular consta entre as instituições públicas de ensino superior de maior prestígio nos Estados Unidos, tendo vários nobelistas em seu corpo docente e inúmeros ex-alunos notáveis.

Foto1 - O mestre em educação Deryl Hatch é pesquisador assistente e doutorando da Universidade do Texas, e esteve no Campus para conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Instituto Federal, funcionamento e proposta de ensino   Foto2 - O mestre em educação Deryl Hatch é pesquisador assistente e doutorando da Universidade do Texas, e esteve no Campus para conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Instituto Federal, funcionamento e proposta de ensino   Foto3 - O mestre em educação Deryl Hatch é pesquisador assistente e doutorando da Universidade do Texas, e esteve no Campus para conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Instituto Federal, funcionamento e proposta de ensino   Foto4 - O mestre em educação Deryl Hatch é pesquisador assistente e doutorando da Universidade do Texas, e esteve no Campus para conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Instituto Federal, funcionamento e proposta de ensino