Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Alunos de Licenciatura em Ciências da Natureza fogem do tradicional para realizar “trote dos bixos”

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2011, 22h29 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2011, 22h29 | Acessos: 1392

Fazer diferente! Foi compartilhando desse ideal que os alunos veteranos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFRS Campus Porto Alegre recepcionaram seus novos colegas, aprovados no Concurso Vestibular 2011/2.

Fugindo dos tradicionais trotes dos bixos, baseados na exposição ao ridículo dos calouros e que por vezes acabam mal, os futuros professores se aproveitaram dessa cultura universitária para ajudar o próximo e promover uma reflexão acerca de temas sociais.

Unidos pela solidariedade e amor ao próximo, o trote consistiu, principalmente, na arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. Utilizando a primeira semana de aula, que teve início na segunda-feira, dia 8 de agosto, os veteranos estipularam a terça-feira para os “bixos” trazerem alimentos não-perecíveis, a quarta-feira para roupas e a quinta-feira para brinquedos. Quem não trouxesse, teria a palavra “bixo” pintada com tinta à base d’água no rosto.

Na última sexta-feira, dia 12, os mais de 40 alunos – entre veteranos e calouros – se reuniram para juntos irem até a Creche Comunitária Piu-Piu, da Vila Planetário (bairro Santana, Porto Alegre) e presentear as crianças que frequentam a creche com as doações.

Como agradecimento, além de sorrisos, beijos e abraços, as crianças cantaram músicas infantis que aprenderam na creche, surpreendendo e emocionando os licenciandos em Ciências da Natureza.

“Esperamos que nossa iniciativa preste-se como exemplo a outras Instituições de Ensino que estejam dispostas a trocar o desperdício de tintas e farinha pela entrega de roupas, alimentos e brinquedos, cumprindo assim uma parcela pequena, porém significativa, de sua responsabilidade com o contexto social no qual estão incluídas”, ressaltou Gabrielli Pio, aluna do 3º semestre do curso.

Para um dos calouros do curso, Altemar Vinicius Miranda, o trote “foi bem integrado. Me senti muito bem e ainda pudemos ajudar pessoas que precisam mais do que nós”.

Já a caloura Ana Paula Diehl, declarou: “Uma recepção inesperada, bem mais útil do que as tradicionais”.

Confira a seguir algumas fotos do trote solidário realizado na semana passada pelos acadêmicos da Licenciatura.

(Texto: Cristine Thomas - Assessoria de Comunicação do Campus POA e Ivan Diehl - Aluno do 3º semestre de Licenciatura em Ciências da Natureza / Fotos: Arquivo alunos veteranos)

Foto 6 - Recepção aos calouros da Licenciatura   Foto 7 - Recepção aos calouros da Licenciatura   Foto 8 - Recepção aos calouros da Licenciatura   Foto 9 - Recepção aos calouros da Licenciatura

Foto 10 - Recepção aos calouros da Licenciatura   Foto 11 - Recepção aos calouros da Licenciatura   Foto 12 - "Bixos" trouxeram doações de briquedos   Foto 13 - "Bixos" trouxeram doações de briquedos

Foto 1 - Alunos veteranos e calouros unidos no Trote Solidário