Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > IFRS Campus Porto Alegre inicia atividades na sua nova sede, no Centro da Capital
Início do conteúdo da página

IFRS Campus Porto Alegre inicia atividades na sua nova sede, no Centro da Capital

Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2011, 21h02 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2011, 21h02 | Acessos: 7603

O Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está de casa nova.

Seguindo seu projeto de expansão, a partir do segundo semestre deste ano, a instituição entra em funcionamento na sua nova sede, localizada na rua Coronel Vicente, 218, esquina com Voluntários da Pátria, no Centro de Porto Alegre.

O IFRS Campus Porto Alegre iniciou no último mês de maio a ocupação do imóvel, que possui um total de 48 mil metros quadrados e mais de 700 vagas de estacionamento, no coração da Capital gaúcha.

O prédio histórico chegou a abrigar a antiga loja Mesbla, e mais recentemente foi sede da Ulbra Saúde. O edifício-garagem anexo, onde funcionavam os estúdios de Rádio e TV da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o núcleo de Ensino à Distância (Ulbra EAD) também faz parte da nova sede da instituição federal.

Os quase 2 mil alunos do Campus Porto Alegre estudam desde 2008 no prédio da antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizado na Ramiro Barcelos, bairro Santana.

Segundo o diretor-geral do Campus Porto Alegre do IFRS, professor Paulo Roberto Sangoi, com a nova estrutura em sede própria, além de absorver os atuais cursos, será possível um crescimento a curto e longo prazo. “O prédio antigo tem 7 mil metros quadrados e já não tínhamos mais como crescer. Com a aquisição do patrimônio, que soma mais de 40 mil metros quadrados, podemos planejar a expansão do campus a longo prazo”, prevê Sangoi. A estimativa inicial é ampliar a capacidade para 3,5 mil alunos.

A mudança para a nova sede está sendo gradativa. A parte administrativa da instituição já está em pleno funcionamento no novo endereço, e inicialmente as salas de aula existentes serão ocupadas pelos cursos que não necessitam de laboratórios. São 26 salas de aula com capacidade para atender mais de 900 alunos por turno.

A partir do dia 8 de agosto, quando inicia o segundo semestre letivo, metade dos cursos oferecidos pelo Campus Porto Alegre já estarão fazendo uso das novas dependências da instituição. São os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática, Meio Ambiente, Redes de Computadores, Secretariado, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e PROEJA – Vendas, e os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Os demais cursos técnicos (Química, Biotecnologia, Panificação e Confeitaria e Biblioteconomia) e o superior de Licenciatura em Ciências da Natureza, que demandam laboratórios, permanecerão na sede antiga até que os laboratórios na nova sede estejam prontos.

Os laboratórios de informática, que ao todo são sete, distribuídos em três andares do novo prédio, já estão em fase de conclusão de obras e poderão comportar cerca de 300 estudantes.

A biblioteca nova será instalada provisoriamente no anexo do edifício-garagem, onde antes ficava localizada a TV Ulbra. O novo espaço terá cerca de 500m2 e contará com um acervo de mais de 14 mil títulos. Haverá também espaço de consulta online e salas de estudo em grupo.

Com essa mudança, além de mais salas de aula e laboratórios, também serão criados novos espaços de gabinetes de professores, vestiários para alunos e servidores, espaços de convivência, cultura e esporte, entre outros, qualificando ainda mais o ambiente acadêmico e permitindo o aumento de vagas discentes e de servidores com a criação de novos cursos.

O vice-diretor Geral e Diretor de Ensino da Instituição, professor Júlio Xandro Heck, destaca que “com a sede própria, o Campus Porto Alegre seguirá o plano de expansão iniciado nesta gestão e poderá dobrar a capacidade de oferta de vagas discentes”.

Atualmente são oferecidos pelo IFRS Campus Porto Alegre 17 cursos técnicos, entre presenciais e à distância, além do Proeja, quatro cursos superiores e pós-graduação, sendo alguns em convênio com instituições parceiras, como o Grupo Hospitalar Conceição. Há também cursos de extensão e capacitação profissional, e ainda oficinas e cursos voltados a pessoas com necessidades especiais.

O diretor-geral Paulo Sangoi frisa que, desde o primeiro dia de gestão, vem trabalhando para que o Campus Porto Alegre tivesse a sua sede própria e em local de fácil acesso para servidores e alunos. “Identificamos e analisamos dezenas de prédios e áreas em Porto Alegre e, sem dúvida, o prédio adquirido é o melhor e está em uma localização privilegiada da cidade. A comunidade de Porto Alegre terá um dos maiores Campus dos IFs do Brasil”, afirma Sangoi.

Quem ganha é a comunidade de Porto Alegre e região metropolitana, que conta com uma Instituição Federal de ensino público, gratuito e de qualidade, atuante em vários níveis de ensino.

Descaso da Ulbra, imóveis depredados

O imóvel onde agora está sendo instalado o IFRS Campus Porto Alegre trata-se do prédio da antiga loja Mesbla, que até o final do ano passado pertencia à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e onde até pouco tempo funcionava a sede da Ulbra Saúde, e mais o edifício-garagem anexo que abrigava os estúdios de rádio e TV da Ulbra e o núcleo EAD Ulbra (Rua Voluntários da Pátria, 506, Centro de Porto Alegre).

A transferência foi possível pois a União suspendeu um leilão de bens da Ulbra e adjudicou o patrimônio da universidade como forma de pagamento dos débitos da mesma com o governo federal, no final de 2010.

Os bens, que estavam penhorados pela Justiça Federal de Canoas em razão da dívida bilionária da Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo (Celsp), em vez de serem vendidos passaram para o Ministério da Educação, que por sua vez destinou os imóveis da capital para o IFRS.

Num acordo judicial entre a Ulbra, o IFRS Campus Porto Alegre, a Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria da Fazenda Nacional, em audiência realizada em fevereiro deste ano, foi organizado um cronograma de desocupação do prédio.

Conforme o acordo, o prédio da Ulbra Saúde foi desocupado no final de abril. Já o prazo para desocupação e retirada dos bens da Rádio e TV Ulbra e Ulbra EAD, marcado para final de junho, acabou sendo prorrogado pela Justiça Federal até 31 de julho, a pedido da Ulbra.

A desocupação completa dos prédios se deu no dia 30 de julho, quando a Direção-geral do Campus Porto Alegre obteve a posse provisória de todos os prédios. Porém, quando a Direção teve acesso ao prédio da Rádio e TV Ulbra, somente após a retirada dos bens pelos ex-proprietários, o cenário encontrado foi de descaso e depredação.

De acordo com a justiça, poderiam ser retirados pela Ulbra todos os bens móveis constantes no prédio. No entanto, além dos bens móveis foram retiradas partes importantes de itens que integravam a estrutura do prédio, tais como: canaletas e dutos de fiação elétrica, portas e marcos de portas, divisórias, revestimentos acústicos de paredes e forros, extintores, hidrantes, luminárias, entre outros.

“Tivemos uma surpresa extremamente desagradável ao nos depararmos com isso, e nosso sentimento foi de frustração, pois era uma estrutura que estava praticamente pronta para a instalação do Projeto Prelúdio”, desabafa o diretor-geral Paulo Sangoi. O Projeto Prelúdio é um programa de extensão do IFRS Campus Porto Alegre responsável pela realização de diversos cursos na área de ensino musical para crianças e adolescentes, atuante há quase 30 anos na comunidade porto-alegrense, que atualmente funciona em um imóvel localizado na Rua Andaraí, bairro Passo DAreia.

Em função disso, a Direção-geral do IFRS Campus Porto Alegre já encaminhou ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal, relato contendo fotos e documentos comprobatórios sobre a situação em que recebeu o imóvel antes ocupado pela rádio e TV Ulbra, e aguarda providências.

Abaixo, fotos da fachada do prédio onde agora é a nova sede do IFRS Campus Porto Alegre.

Foto 1 - A nova sede do IFRS Campus Porto Alegre

Foto 2 - A nova sede do IFRS Campus Porto Alegre

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->