Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Receita de alunas da Panificação e Confeitaria entre as finalistas do concurso Sabor da Terra

Publicado: Domingo, 31 de Julho de 2011, 14h47 | Última atualização em Domingo, 31 de Julho de 2011, 14h47 | Acessos: 2625

A receita de Muffins de Aipim, desenvolvida pelas alunas do curso Técnico em Panificação e Confeitaria do Campus Porto Alegre, Cristiane Vianna da Silva e Maria Beatriz Gewer Fontoura, sob orientação da professora Cristina Simões da Costa, está entre as finalistas do concurso cultural Sabor da Terra, realizado pelo caderno Gastronomia do jornal Zero Hora.

O objetivo do concurso lançado no último mês de março é escolher a melhor receita doce e a melhor salgada elaboradas por estudantes de gastronomia (cozinha, panificação e confeitaria) de escolas regulares e faculdades do Estado.

Os alunos tiveram que utilizar o Aipim como ingrediente obrigatório de seus pratos. Sob orientação dos professores, os novos talentos da culinária gaúcha deveriam apresentar seus estudos e receitas com a mandioca ou seus subprodutos.

Os classificados para a etapa final foram divulgados no caderno Gastronomia na última sexta-feira, dia 29 de julho.

Apenas três formulações salgadas foram selecionadas para participar da etapa final do concurso, entre elas a do Técnico em Panificação e Confeitaria do IFRS Campus Porto Alegre. Entre as instituições concorrentes estavam as Faculdades de Gastronomia da UNISINOS, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da FEEVALE, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), além da Faculdade de Tecnologia do SENAC e do Instituto Gastronômico de Porto Alegre, dentre outros.

A divulgação da receita ganhadora será no dia 12 de agosto. Os vencedores serão escolhidos por um júri coordenado pela editora de Gastronomia, Bete Duarte. Os critérios serão criatividade, inovação, aproveitamento do ingrediente, apresentação e, claro, sabor.

Segundo a professora Cristina Costa, orientadora das alunas e coordenadora do curso Técnico em Panificação e Confeitaria, “essas ações auxiliam na divulgação e fortalecimento do nosso curso”.

Clique aqui para ver a matéria do caderno Gastronomia, de Zero Hora (29/07/11)

Muffin de Aipim