Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Processo Seletivo 2011/2 do IFRS Campus Porto Alegre alcança quase 12 mil inscritos

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2011, 21h31 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2011, 21h31 | Acessos: 2578

O Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos e superiores do Campus Porto Alegre do IFRS no segundo semestre de 2011 alcançou quase 12 mil inscrições. Foram 5.716 inscritos para o Exame de Seleção e Concurso Vestibular e 6.128 inscrições via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos se inscreveram para ingresso nos cursos técnicos através do exame de seleção ou da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Já para os cursos superiores, as formas de ingresso oferecidas são via Concurso Vestibular ou SiSU.

Estão sendo disputadas 330 vagas em 11 cursos técnicos e 130 vagas em 4 cursos superiores. Metade dessas vagas serão preenchidas através do exame de seleção e concurso vestibular, e a outra metade são garantidas para candidatos que optaram pelo sistema Enem/SiSU.

Entre os cursos técnicos mais concorridos, está o Técnico em Segurança do Trabalho, com 997 candidatos inscritos e uma relação de 24,9 candidatos por vaga. Em seguida estão os cursos Técnico em Administração, com 637 inscritos e densidade de 15,9 candidatos por vaga, e Técnico em Contabilidade, com 618 inscrições e média de 15,4 por vaga.

Já os cursos superiores mais disputados, ingresso via Vestibular, são o de Tecnologia em Processos Gerenciais, com 773 inscritos e densidade de 42,9 candidatos por vaga e o de Tecnologia em Sistemas para Internet, com 365 candidatos e relação de 20,2 por vaga.

Pelo SiSU, o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais também é o mais concorrido, com 2.309 inscrições (média de 128,2 por vaga), seguido pelo curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, com 1.362 inscritos (75,6 por vaga).

Os locais de prova dos candidatos que se inscreveram para o exame de seleção e concurso vestibular, com data marcada para o dia 10 de julho, serão divulgados pela Comissão Permanente de Seleção (COPESE) no dia 29 de junho, a partir das 14h, no site www2.poa.ifrs.edu.br.

No caso dos candidatos que optaram por se inscrever pela pontuação do Enem 2010, esses deverão aguardar a divulgação do resultado no dia 14 de julho, juntamente com a Listagem dos Classificados pelo Exame de Seleção e Concurso Vestibular 2011/2.

A primeira chamada com o resultado dos inscritos pelo SiSU foi divulgada no dia 22 de junho e as matrículas já estão ocorrendo.

Último dia de inscrição - O último dia de inscrição para o Processo Seletivo 2011/2 foi de movimento na recepção da nova sede do Campus Porto Alegre, no Centro (fotos).

O período de inscrições encerrou no dia 15 de junho, e alguns candidatos deixaram para se inscrever na última hora.

Entre eles estava José Itarajara Duarte Ferreira, 46 anos, que se inscreveu para o curso técnico em Transações Imobiliárias. Segundo ele, o motivo que o levou a escolher um curso técnico é o objetivo de redefinir uma profissão.

José conta que escolheu esse curso por já ter trabalhado na área, na assessoria jurídica de uma administradora de imóveis. “Ouvi falar que o mercado imobiliário em Porto Alegre tem previsão de aquecimento”, acrescenta ele, que ficou sabendo do Processo Seletivo do IFRS pelo jornal e pela indicação de um amigo que estuda próximo a nova sede do Campus, no centro.

A candidata Andresa Correa Garcia, 19 anos, escolheu se inscrever para o Técnico em Meio Ambiente. Mesmo sem nunca ter trabalhado na área, ela optou por esse curso pelo fato de gostar de temas relacionados à natureza e cuidados com o meio ambiente. “Fiquei sabendo das inscrições pela minha sogra, que me levou um panfleto de divulgação”, comenta Andresa.

Já o candidato Lucas de Farias, 21 anos, ainda estava indeciso entre o curso Técnico em Biotecnologia e o Técnico em Segurança do Trabalho, mas acabou se inscrevendo para o último, em função do horário da aula ser compatível com seu trabalho. Lucas mora no Centro, próximo ao novo prédio do Campus, e ficou sabendo do processo seletivo ao passar pelo local.

Foto 1 - O último dia de inscrição para o Processo Seletivo 2011/2 foi de movimento na recepção da nova sede do Campus Porto Alegre, no Centro     Foto 3 - O último dia de inscrição para o Processo Seletivo 2011/2 foi de movimento na recepção da nova sede do Campus Porto Alegre, no Centro    Foto 2 - O último dia de inscrição para o Processo Seletivo 2011/2 foi de movimento na recepção da nova sede do Campus Porto Alegre, no Centro     Foto 4 - O último dia de inscrição para o Processo Seletivo 2011/2 foi de movimento na recepção da nova sede do Campus Porto Alegre, no Centro