Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre comemora Semana do Meio Ambiente com atividades para a comunidade

Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2011, 17h47 | Última atualização em Sexta, 17 de Junho de 2011, 17h47 | Acessos: 1824

Na Semana do Meio Ambiente, que foi comemorada de 6 a 10 de junho de 2011, o IFRS – Campus Porto Alegre realizou o evento “Semana do Meio Ambiente: Uma Visão Sustentável”, aberto à comunidade, com atividades que envolveram palestras, oficinas, exibição de filmes e debates sobre temáticas ambientais.

A organização do evento ficou a cargo do grupo de alunos que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) / Conexões de Saberes, do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS – Campus Porto Alegre.

Durante a semana, foram realizadas diversas atividades que contaram com mais de 120 participantes, envolvendo assuntos diversos ligados às questões ambientais.

Logo após a abertura oficial da Semana, no dia 6, dando início à programação foi exibido o filme “Lixo Extraordinário”, premiado documentário dirigido por Lucy Walker, que mostra o trabalho do renomado artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro da periferia de Duque de Caxias/RJ.

No decorrer da semana ainda foram exibidos outros filmes, como o documentário norteamericano "Terráqueos" (título original Earthlings), que retrata a exploração de animais, e o holandês "Uma Verdade Mais que Inconveniente", documentário que retrata as conseqüências do consumo da carne principalmente em relação ao meio ambiente. As exibições foram sempre seguidas por debates.

Foram ministradas também, palestras sobre diversos assuntos ambientais tais como preservação, produção orgânica, turismo sustentável, biodiversidade, gestão ambiental no mundo globalizado, produtos bidegradáveis, entre outros temas relevantes.

Além disso, ocorreram oficinas sobre aproveitamento de materiais, papel reciclado e plantas alimentícias.

Entre o público participante da “Semana do Meio Ambiente: Uma Visão Sustentável”, esteve presente o ambientalista canadense Denis Beauchamp, 58, morador de Porto Alegre há três anos e autor do livro A Casa Limpa da Faxineira Ecológica, obra própria e independente, cheia de dicas sobre atitudes ecologicamente corretas a serem adotadas no lar.

Confira a seguir alguns momentos da Semana do Meio Ambiente:

Palestra “Ilha das Pedras”, com o graduando em Engenharia Ambiental Eduardo Raguse Quadros    Palestra “Ilha das Pedras”, falou sobre a preservação da Ilha das Pedras Brancas, também conhecida como Ilha do Presídio, em Guaíba

Palestra “Ilha das Pedras”, com o graduando em Engenharia Ambiental Eduardo Raguse Quadros, que falou sobre a preservação da Ilha das Pedras Brancas, também conhecida como Ilha do Presídio, localizada no rio Guaíba e que pertence ao município de Guaíba/RS;

Palestra com o agricultor orgânico William da Rocha, dono da Novo Citrus, empresa localizada em Pareci Novo/RS, falando sobre os Desafios da Produção Orgânica

Outra palestra que trouxe tema interessante, com o agricultor orgânico William da Rocha, dono da Novo Citrus, empresa localizada em Pareci Novo/RS, falando sobre os Desafios da Produção Orgânica.

Foto 3 – Alunos do Grupo PET / Conexões de Saberes, do curso de Gestão Ambiental, responsáveis pela organização e realização do evento, com a professora Cibele Schwanke, tutora do PET