Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Abertura do Projeto Navegando no @mbiente: Inclusão digital e conservação ambiental

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2011, 12h36 | Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2011, 12h36 | Acessos: 1571

Na tarde do dia 13 de maio, sexta-feira, ocorreu a abertura oficial do Projeto Navegando no @mbiente – Inclusão digital e conservação ambiental, ação de Extensão realizada pelo Campus Porto Alegre do IFRS em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos de Porto Alegre, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A ação envolve atividades de extensão dos cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Porto Alegre.

O projeto “Navegando no @mbiente – Inclusão Digital e Conservação Ambiental” pretende contribuir com a inclusão digital das comunidades do entorno de unidades de conservação ambiental do município de Porto Alegre, a fim de promover a capacitação de multiplicadores na difusão de estratégias para conservação dessas áreas protegidas, através da rede mundial de computadores.

A coordenação do projeto é do professor do Campus Porto Alegre Celson Roberto Canto Silva, de Tecnologia em Gestão Ambiental, com o apoio do professor Evandro Manara Miletto, do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, o qual também esteve acompanhando o encontro.

Segundo o professor Evandro, o principal objetivo do projeto é “despertar a consciência ambiental com o uso das Tecnologias da Informação”.

Para alcançar esse objetivo, estão sendo desenvolvidos junto às comunidades do entorno das Unidades de Conservação Parque Natural Morro do Osso e Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, oficinas abordando aspectos da informática (navegação na rede, edição de texto, imagem e vídeo e elaboração de blog) e da conservação ambiental (sua importância e desafios, as unidades de conservação urbanas e educação ambiental e tecnologias da informação).

O público-alvo são as comunidades dos bairros. Os cursos estão sendo ministrados em telecentros municipais localizados nas proximidades das áreas protegidas. Através do projeto, os moradores dos bairros próximos a essas Unidades de conservação têm a oportunidade de aprender informática e contribuir para a conservação ambiental.

Ao final de cada curso, os participantes contribuirão com a construção de um blog conservacionista de uma das unidades em foco.

As aulas das oficinas estão ocorrendo nos telecentros Região 12 - Centro Sul, localizado no bairro Vila Nova, e Região 13 - Extremo Sul, localizado no bairro Belém Novo.

As oficinas são ministradas por alunos de Tecnologia em Sistemas para Internet, responsáveis pelas aulas de Informática, e de Tecnologia em Gestão Ambiental, responsáveis pelas aulas de Meio Ambiente, com o auxílio dos monitores dos telecentros.

Será realizado um curso por mês, de maio a dezembro de 2011, todas as sextas-feiras, com carga horária de 20 horas. Os participantes serão certificados ao final de cada curso.

Programa Telecentros - O objetivo dos telecentro é promover a inclusão digital de pessoas sem acesso às novas tecnologias da informação. Os telecentros funcionam em parceria com a comunidade e com apoio de empresas privadas. O Plano de Inclusão Digital, com telecentros em diferentes pontos da cidade, promove iniciação à informática e oferece noções de cidadania, além de orientações sobre o bom uso de ferramentas como a Internet. Os telecentros estão incluídos no Programa Segurança Cidadã, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU). O objetivo é retirar os jovens das ruas e combater a violência e a criminalidade por meio da inclusão digital.

De acordo com o secretário Nereu D’Ávila, os telecentros começaram com máquinas usadas, em sua maioria doadas, mas em breve deverão receber novos equipamentos que irão substituir os antigos, acompanhados de kits compostos por mesas e cadeiras.

No encontro de abertura, realizado no Telecentro Região 12 – Centro Sul, localizado no bairro Vila Nova, estiveram presentes o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, Nereu D’Avila, o Vice-diretor Geral e diretor de Ensino do Campus Porto Alegre, professor Júlio Xandro Heck e a diretora de Extensão do Campus, professora Cibele Schwanke, além de monitores e alunos.    No encontro de abertura, realizado no Telecentro Região 12 – Centro Sul, localizado no bairro Vila Nova, estiveram presentes o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, Nereu D’Avila, o Vice-diretor Geral e diretor de Ensino do Campus Porto Alegre, professor Júlio Xandro Heck e a diretora de Extensão do Campus, professora Cibele Schwanke, além de monitores e alunos.    No encontro de abertura, realizado no Telecentro Região 12 – Centro Sul, localizado no bairro Vila Nova, estiveram presentes o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, Nereu D’Avila, o Vice-diretor Geral e diretor de Ensino do Campus Porto Alegre, professor Júlio Xandro Heck e a diretora de Extensão do Campus, professora Cibele Schwanke, além de monitores e alunos.    Bolsista e instrutor Jonas Henrique Korndörfer com seus alunos do telecentro da Vila Nova.

Veja mais fotos e saiba mais sobre o projeto no site: http://www.navegandonoambiente.poa.ifrs.edu.br/index.html