Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Bolsistas do grupo PET promovem oficinas de Educaçao Ambiental no programa Escola Aberta

Publicado: Domingo, 08 de Mai de 2011, 21h01 | Última atualização em Domingo, 08 de Mai de 2011, 21h01 | Acessos: 1751

Alunos bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET / Conexões de Saberes, do curso superior de Gestão Ambiental do Campus Porto Alegre, estão realizando oficinas de Educação Ambiental dentro do Programa Escola Aberta, coordenado pela professora Nara Melo Adolfo, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre.

A primeira escola atendida é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, localizada na Vila Dique, bairro Anchieta, em Porto Alegre. A atividade teve início no sábado, dia 7 de maio, com a primeira oficina oferecida pelo grupo PET, com o tema "Lixo". As demais acontecerão ao longo do ano, sempre aos sábados, passando pelas escolas participantes do programa Escola Aberta.

As oficinas do PET envolvem temáticas ambientais, como Resíduos sólidos (Lixo), Água, Biodiversidade e Aproveitamento integral dos alimentos, sempre abordando aspectos ligados à realidade socioambiental das comunidades envolvidas e voltadas para a promoção de saúde e qualidade de vida.

Cada atividade pode ter até 30 participantes, sendo abertas a alunos, servidores das escolas envolvidas e comunidades locais.

A coordenação geral da ação é da professora Cibele Schwanke, tutora do PET e diretora de Extensão do Campus Porto Alegre do IFRS, e a coordenação pedagógica é realizada pela professora Elizabeth Milititsky Aguiar, Assessora pedagógica do programa Escola Aberta junto à SMED, e que também é servidora do Campus Porto Alegre, no Núcleo de Ensino à Distância (NEAD). Os professores Eduardo Antonio Triches, Jussára Terezinha Severo Ramos e Jorge Ferreira, da Escola Migrantes, também estão envolvidos na realização das atividades.

De acordo com a professora Cibele, “a execução desta proposta favorece a troca de saberes entre o IFRS Campus Porto Alegre e a comunidade e oferece vivências que dificilmente seriam experimentadas em sala de aula”.

Na última quinta-feira, dia 5 de maio, os alunos do PET foram entrevistados pela TV e Rádio Escolar Migrantes – TVeREM. Veja o vídeo da entrevista no blog http://radiomigrantes1.blogspot.com/.

Fotos: Blog da TVeREM

Alunos do PET e comunidade da Escola Migrantes participam da primeira oficina    Grupo PET promoveu a oficina Lixo na Escola Imigrantes    Participantes da primeira oficina, realizada na Escola Migrantes