Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Estudantes da área de Informática do Campus Porto Alegre participam de palestra com gerente da IBM

Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2011, 11h24 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2011, 11h24 | Acessos: 3110

Na quinta-feira, dia 5 de maio, alunos dos cursos área de Informática do Campus Porto Alegre (Técnico em Informática, Redes e Superior em Sistemas para Internet) participaram de uma palestra com um dos gerentes da International Business Machines (IBM), empresa americana voltada para a área de informática, fundada nos Estados Unidos e com representação no Brasil e em mais de 150 países do mundo.

Nos turnos da manhã e noite, no Auditório II, os alunos acompanharam a apresentação do gerente de pessoas da IBM Porto Alegre, Juliano Freitas da Silva, que é ex-aluno do curso técnico em Processamento de Dados, da antiga Escola Técnica da UFRGS, atual Campus Porto Alegre do IFRS.

Durante a palestra, Juliano falou sobre a história, estrutura e operação da empresa IBM no Brasil e no mundo, e sobre oportunidades da carreira na área de informática e tecnologia, destacando exemplos da sua própria carreira que foram importantes e que deram certo na sua vida profissional.

Após cursar a escola técnica, Juliano graduou-se em Ciências da Computação e se especializou na área de Informática, e hoje faz MBA em Gestão Empresarial. Ele iniciou na IBM ainda como estagiário, logo que começou na faculdade; com o passar tempo, foi efetivado na empresa e promovido a cargos de liderança, e atualmente é gerente de pessoas.

Ele também destacou o histórico da IBM, que está completando 100 anos de existência, e apresentou o vídeo institucional que empresa fez em homenagem ao centenário. Clique aqui para ver o vídeo.

Entre 1917 a 1924, o Brasil foi o primeiro país do mundo a receber uma filial da IBM fora dos Estados Unidos, hoje denominada IBM Brasil - Indústria, Máquinas e Serviços Ltda.

Em 1949 foi criada a IBM World Trade Corporation, uma subsidiária inteiramente independente, cujo objetivo era aumentar vendas, serviços e produção fora dos Estados Unidos. As atividades da IBM World Trade Corporation se estendem hoje por mais de 150 países. As fábricas e laboratórios da IBM funcionam em 15 diferentes países.

Essas fábricas estão integradas aos laboratórios de desenvolvimento na França, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Suécia, Inglaterra, Brasil, Argentina, Colômbia, México, Canadá, Austrália e Japão.

Para saber mais sobre a história da IBM, clique aqui.

Durante a palestra, Juliano destacou pontos importantes da carreira na área de informática    O palestrante fala sobre a estrutura da IBM no mundo    Alunos assistem ao vídeo comemorativo de 100 anos da IBM