Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Curso Técnico em Segurança do Trabalho realiza atividades no Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2011, 07h15 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2011, 07h15 | Acessos: 2707

Na última quinta-feira, dia 28 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, e os alunos da turma II do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Porto Alegre realizaram atividades de Extensão em homenagem à data.

Ainda no turno da tarde, os alunos do curso realizaram oficinas sobre saúde e segurança com funcionários do Campus.

À noite, no Auditório 2, alunos, professores e servidores do Campus puderam acompanhar a palestra ministrada pelo técnico em Segurança do Trabalho da Fundacentro, Raul Marques Fernandes, que também é administrador de empresas e foi professor do antiga Escola Técnica da UFRGS. Raul falou sobre a data, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Na abertura, o diretor-geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, deu as boas vindas aos participantes e parabenizou a iniciativa dos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho, que organizaram o evento. Sangoi falou sobre o histórico do curso no campus, desde sua implantação na antiga escola técnica até então, e destacou a criação do laboratório de Segurança do Trabalho, que está sendo montado com o empenho de todos no Campus e logo estará à disposição dos alunos e professores do curso.

Em seguida, a professora Maria Cláudia Bíssigo, coordenadora do curso, agradeceu as palavras do professor Sangoi e apresentou o palestrante.

Durante a palestra, Raul falou da importância da data que marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, e da valorização que a segurança do trabalho passou a ter, pois antigamente falava-se muito sobre acidentes de trabalho, porém não se trabalhava a questão da prevenção.

Além disso, ele falou sobre as doenças ocupacionais e novos tipos de adoecimento que estão sendo considerados problemas cada vez mais graves de saúde do trabalho, com consequências físicas como as Lesões por Esforços Repetitivos (LERs) e os Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), e psíquicas, como a Síndrome de Bournout, doença profissional que causa estresse e até mesmo a incapacidade total para as atividades laborais.

Raul também relatou um pouco a respeito do trabalho realizado pela Fundacentro (www.fundacentro.gov.br), única entidade governamental brasileira que atua em pesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde dos trabalhadores.

Saiba mais sobre a data no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

E visite o blog do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Porto Alegre: sst-ifrs.blogspot.com

Nas fotos, o Diretor-geral Paulo Roberto Sangoi, na abertura da palestra e, em seguida, o palestrante, Raul Marques Fernandes, durante sua apresentação.

O Diretor-Geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi    O diretor-geral Paulo Roberto Sangoi realizou a abertura da palestra    O técnico em Segurança do Trabalho da Fundacentro, Raul Marques Fernandes, ministrou a palestra    Raul falou da importância da data que marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho