Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS, GHC e Prefeitura de Gravataí assinam acordo para criação de curso técnico

IFRS, GHC e Prefeitura de Gravataí assinam acordo para criação de curso técnico

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2011, 18h23 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2011, 18h23 | Acessos: 1955

Foi assinado no final da tarde da última terça, dia 26 de abril, um convênio entre o Campus Porto Alegre do IFRS, a Escola de Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Prefeitura de Gravataí para dar início ao curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde na cidade. A cerimônia que marcou a assinatura foi realizada no CTG Aldeia dos Anjos, no Centro de Eventos Francisco Peretto, em Gravataí.

Inédito no Estado, o curso é destinado a agentes comunitários de saúde que já atuam no município de Gravataí. Gratuito e com aulas presenciais, será ofertado pelo Campus Porto Alegre do IFRS em parceria com a Escola GHC, e ministrado na Escola Municipal Santa Rita. De acordo com a proposta pedagógica, o curso prevê duração de três semestres e carga horária total de 1.400 horas. Com oferta de 80 vagas, o processo seletivo ocorrerá em julho deste ano, com início das aulas em agosto.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Porto Alegre do IFRS, professor Paulo Roberto Sangoi, com a implantação do curso, Gravataí está conquistando uma oportunidade para jovens e adultos buscarem uma qualificação tecnológica reconhecida pelo empresariado. “Quem ganha com a implantação deste curso é a comunidade, mas também não podemos esquecer, da luta da Prefeita Rita Sanco para que isto se concretizasse”, ressaltou.

O Diretor-Superintendente do GHC, Neio Lúcio Fraga Pereira, destacou o potencial do município, que está entre os 10 maiores PIBs do Estado. Segundo ele, o curso que está sendo oferecido em Gravataí existe somente no Rio de Janeiro e no Acre. “O mais importante é que irá formar trabalhadores, mão-de-obra especializada para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, disse o superintendente.

A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-diretor geral e diretor de Ensino do Campus Porto Alegre do IFRS, professor Júlio Xandro Heck, do diretor administrativo e financeiro do GHC, Gilberto Barichello, da gerente de ensino e pesquisa do GHC, Lisiane Possa, dos secretários municipais de Educação, Ursula Jaeger, e de Saúde, Carlos Batista, além de vereadores e empresários.

Uma aula inaugural com informações sobre as diversas etapas do curso, com a participação de equipes de Saúde da Família do município, precedeu a cerimônia de assinatura do convênio.

Por: Assessoria de Comunicação do Campus Porto Alegre / Crédito das fotos: Ivan Diehl