Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Estudantes intercambistas canadenses chegam ao Campus Porto Alegre do IFRS

Estudantes intercambistas canadenses chegam ao Campus Porto Alegre do IFRS

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2011, 11h42 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2011, 11h42 | Acessos: 1987

Quatro estudantes intercambistas, alunos do Cégep de Sherbrooke, de Québec, no Canadá, foram recebidos na manhã da última segunda-feira, 25 de abril, no Campus Porto Alegre do IFRS.

Os jovens canadenses Claudia Beaurivage, Jean-François Rousseau, Martin Bélair e Michaël Sage foram acolhidos no Auditório 2 por professores, servidores e alunos do instituto. O vice-diretor Geral e Diretor de Ensino, professor Júlio Xandro Heck, desejou as boas vindas em nome da Direção ao primeiro grupo de intercambistas do Campus Porto Alegre do IFRS.

Os alunos foram apresentados aos seus professores orientadores e aos colegas que irão auxiliá-los em suas atividades durante a estada de 40 dias na capital e no Campus. O professor Evandro Manara Miletto fez uma apresentação em francês sobre o IFRS e o Campus Porto Alegre para o grupo, que tem o referido idioma como língua materna e oficial, e o inglês como segunda língua. Em seguida, os estudantes também apresentaram um pouco sobre a sua instituição de ensino e sua cidade de origem. Ao final, foram conhecer as dependências do Campus Porto Alegre acompanhados pelos colegas brasileiros.

Os intercambistas estão no campus para realizar atividades de pesquisa e extensão na área de Biotecnologia, como parte do trabalho de conclusão de curso dos mesmos. Eles serão orientados pelos professores do Campus Porto Alegre Telmo Francisco Manfron Ojeda, Márcia Bündchen, Paulo Arthur Konzen Xavier de Mello Silva e Ângelo Cássio Magalhães Horn.

O intercâmbio faz parte de um convênio do IFRS com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições. Entre os meses de maio e junho próximos, cinco professores da mesma instituição também virão ao campus Porto Alegre.

Colega Brasileiro - Os estudantes canadenses chegaram na capital no sábado, dia 23, e estão hospedados em um hostel - espécie de albergue da juventude - , contando com o auxílio de colegas que os acompanham nas atividades culturais e de rotina pela cidade e no campus.

O serviço denominado Colega Brasileiro, faz parte do Programa de Acolhimento ao aluno estrangeiro – PRAE, criado pelo Núcleo de Acompanhamento Acadêmico – NAAc do campus Porto Alegre. Ele proporciona aos estudantes do Campus Porto Alegre a possibilidade de atuarem como ‘padrinhos’ dos estudantes estrangeiros, auxiliando-os em suas atividades de rotina na instituição e também facilitando a sua inserção cultural em Porto Alegre.

De acordo com Michaël Sage, um dos alunos intercambistas, a maior das expectativas, tanto dele quanto dos colegas, é a possibilidade de conhecer mais sobre a cultura local, o que para eles é um dos aspectos mais atraentes do intercâmbio. “Quero saber mais sobre as diferenças culturais, entre o nosso país e aqui”, comentou. No que diz respeito ao estudo, segundo ele, sua pesquisa será voltada para o campo da Biologia Vegetal, dentro da área de Biotecnologia.

Confira alguns momentos durante a recepção aos canadenses: Foto 1 - O professor Evandro apresentou o IFRS em francês; Foto 2 e 3 - Os intercambistas falaram sobre sua instituição e sua cidade; Foto 4 - Professores, servidores e alunos recepcionaram os estudantes; Foto 5 - Os canadenses Michaël, Claudia, Martin e Jean-François; Foto 6 - Os estudantes acompanhados pelos colegas brasileiros.

O professor Evandro apresentou o IFRS em francês    Os intercambistas falaram sobre sua instituição e sua cidade

Professores, servidores e alunos recepcionaram os estudantes    Os canadenses Michaël, Claudia, Martin e Jean-François    Os intercambistas com os colegas brasileiros