Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre do IFRS é contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2011, 17h59 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2011, 17h59 | Acessos: 1755

O Campus Porto Alegre é um dos campi do IFRS que será beneficiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O IFRS foi contemplado através do projeto “Vivências Docentes Compartilhadas”, aprovado pelo Edital 001/2011 do Pibid. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 7 de abril.

Coordenado pela professora e coordenadora-adjunta de Ensino do Campus Porto Alegre, Michelle Câmara Pizzato, o projeto selecionado tem por objetivo proporcionar aos alunos dos cursos de licenciatura participantes vivências docentes compartilhadas com professores em exercício, com o intuito de sensibilizá-los para o ofício de ser professor diante de diferentes contextos e para a importância de processos de ensino e de aprendizagem que levem em consideração os limites e as possibilidades individuais e culturais de diferentes grupos sociais. No caso do Campus Porto Alegre, o curso participante é o de Licenciatura em Ciências da Natureza.

De acordo com a professora Michelle, este projeto pretende colaborar com as ações propostas por outro projeto, “Implementação dos Laboratórios de Aprendizagem das Licenciaturas”, aprovado pelo Edital 028/2010 do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência).

“Os Laboratórios de Aprendizagem, como consta no referido projeto, constituem-se em ambientes com materiais e equipamentos que permitem a prática de ensino, agregando infra-estrutura, recursos didáticos e bibliografia que possam auxiliar o planejamento e fomentar a reflexão dessa prática. Tais ambientes se oferecerão como oportunidades de uso para planejamento de ações dos coordenadores de área, professores supervisores e bolsistas, bem como para a execução de atividades com professores e estudantes de Educação Básica”, explica Michelle.

O outro campus do IFRS contemplado pelo Pibid é o Campus Sertão, nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional.

Pibid - Criado em 2007 e coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid tem o objetivo de estimular a docência e implantar ações que valorizem o magistério entre os estudantes de graduação.

A iniciativa funciona por meio da concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Pibid e demais despesas a ele vinculadas. As bolsas são concedidas para que estudantes de licenciatura realizem projetos em escolas de educação básica, que visam à aproximação da teoria das licenciaturas à prática de salas de aula da rede pública de ensino. Além dessa integração entre universidade e escola, os projetos desenvolvidos propiciarão aos bolsistas o contato com experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, sob supervisão de professores das escolas públicas.

Clique aqui para ver a relação das instituições que tiveram projetos selecionados para participarem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) através do Edital 001/2011.

Mais informações pelo site www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes)