Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Reunião com o MEC discute possibilidade de implantar escola técnica federal na cidade de Sapiranga

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2011, 10h17 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2011, 10h17 | Acessos: 1641

Foi realizada na manhã de quinta-feira, dia 7 de abril, reunião entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), a Prefeitura de Sapiranga e a Direção do Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), para tratar sobre a possibilidade de abertura de uma escola técnica federal no município de Sapiranga, a fim de facilitar o acesso da população ao ensino técnico e viabilizar cursos que atendam a demanda da região do Vale dos Sinos.

Durante o encontro, que ocorreu no Campus Porto Alegre do IFRS, estiveram reunidos o secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco, o prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, o diretor-geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi e o diretor de desenvolvimento institucional, professor Cláudio Farias.

Inicialmente, o prefeito Spolaor expôs um panorama educacional e econômico da cidade e região onde se localiza Sapiranga, justificando seu objetivo de dar continuidade ao movimento por uma escola técnica federal no município.

Em seguida, o secretário Eliezer Pacheco colocou que, dentro do projeto de expansão da Rede Federal, existe a possibilidade de implantação de uma unidade de ensino profissional em Sapiranga, o que geraria um grande impacto positivo no desenvolvimento daquela região. Segundo Pacheco, haverá ainda mais tratativas junto ao MEC a respeito da proposta, dando continuidade ao movimento em busca dessa conquista.

Com relação à pauta discutida, o Campus Porto Alegre se colocou à disposição da prefeitura para ajudar no levantamento socioeconômico e da demanda por qualificação profissional na região e, na medida do possível, auxiliar o prefeito sapiranguense na consolidação desta busca.

Fizeram parte do encontro ainda a Secretária de Educação de Sapiranga, Cleidi do Prado, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores do município, João Moraes.