Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre participa do 21º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2011, 17h59 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2011, 17h59 | Acessos: 744

Foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 1º de abril, a 21ª reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares, promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia, e do qual o Campus Porto Alegre do IFRS é parceiro. A atividade também faz parte da programação de abertura do mês do livro em Porto Alegre.

Nesta 21ª edição do evento, que ocorreu no Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico), as autoridades presentes discutiram o tema “Bibliotecas Públicas e escolares no nosso Estado: desafios e perspectivas” com um público formado por bibliotecários, professores e estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS. Estavam presentes na atividade as três turmas do curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre.

A convite do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª região (CRB-10), o diretor-geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, fez parte da mesa de cerimônia na abertura do Fórum, juntamente com outras autoridades, dentre elas a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Nêmora Rodrigues, a coordenadora do grupo de pesquisa LEIA, Iara Neves, a coordenadora da frente parlamentar de leitura, vereadora Fernanda Melchionna da Silva, o presidente da Câmara Riograndense do Livro (CRL), João Carneiro, a vice-diretora da Fabico/UFRGS e professora de Biblioteconomia, Regina Helena Van der Laan, o presidente do CRB-10, Nelson Oliveira da Silva, e o Secretário Adjunto de Cultura do Estado, Jéferson Assumção.

Em sua fala, Sangoi destacou a importância da criação do cargo de Técnico em Biblioteconomia no quadro do Estado, nas Secretarias de Cultura (biblioteca pública) e de Educação (bibliotecas escolares), pois o Técnico em Biblioteconomia ainda não é reconhecido pelo poder público como profissão.

Para Sangoi, tão importante quanto a discussão a respeito da melhoria nas bibliotecas é a questão da valorização do profissional da área, pois não haverá melhoria neste setor sem que haja profissionais capacitados para tal. “A melhoria das bibliotecas depende não só de recursos materiais, mas principalmente de recursos humanos qualificados. E o técnico em biblioteconomia deve fazer parte desse quadro.”

Ele salienta que já existe um esforço em suscitar discussões sobre o assunto, a fim de tornar a profissão de técnico em biblioteconomia reconhecida pelo poder público federal, pois hoje a maioria desses profissionais atua como auxiliares de biblioteca, e não como técnicos.

Segundo a presidente do CFB, Nêmora Rodrigues, o conselho acolheu na última plenária a solicitação que foi feita sobre a questão do Técnico em Biblioteconomia, e no momento está sendo estudada a possibilidade de incluir do técnico sem que seja alterada a Lei Federal 9.674/98, que trata sobre a profissão de bibliotecário.

Ao final do seu pronunciamento, Sangoi falou ainda sobre a nova sede do Campus Porto Alegre, onde será criado, junto à nova Biblioteca, um espaço cultural destinado a toda a comunidade.

Nas fotos, alguns momentos durante o evento, que lotou o auditório da Fabico.