Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Última etapa da Oficina de Troca de Receitas

Última etapa da Oficina de Troca de Receitas

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2010, 07h40 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2010, 07h40 | Acessos: 7645

Ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 1º de dezembro, a segunda e última etapa da Oficina de Troca de Receitas, realizada no novo laboratório do curso Técnico de Panificação e Confeitaria do Campus Porto Alegre do IFRS. A primeira etapa havia sido realizada no dia 24 de novembro, no mesmo local.

A Oficina de Troca de Receitas trata-se de um evento tradicional do Comitê para o Desenvolvimento das Padarias e Confeitarias - CODEPAN e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RS e que, pela primeira vez, aconteceu nas dependências do IFRS. A organização também contou com o apoio do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do RS – SINDIPAN/RS.

Inicialmente haviam sido selecionadas 15 organizações do setor de Panificação e Confeitaria, porém nove participaram do evento, sendo que cada uma delas expôs um produto diferente. O objetivo da atividade foi mostrar todas a etapas de elaboração de cada produto e trocar experiências entre diferentes panificadoras e confeitarias.

Os alunos da primeira turma do curso de Panificação e Confeitaria puderam acompanhar todos os detalhes da composição dos nove diferentes produtos, executados por importantes organizações do setor que atuam junto ao CODEPAN.

“Foi um excelente momento de troca de experiências entre nossos alunos e profissionais vinculados a essas diferentes panificadoras e confeitarias”, ressaltou o professor André Rosa Martins, coordenador do curso.

Para a estudante Aline Ramos Medeiros, da turma de Panificação e Confeitaria, a oficina deveria ocorrer mais vezes. “Foram muito boas todas as dicas e trocas de receitas, acompanhar o modo de fazer, assim como a troca de experiências. Foi muito interessante entender como funcionam as padarias, pois cada uma tem o seu jeito, o seu carro-chefe, ou seja, uma receita que tem mais saída. Foi bem diversificado”, conta Aline.

No dia 24, participaram da oficina cinco padarias de Porto Alegre, que trocaram as receitas Pão Natalino, da Padaria Engenho do Pão; Torta de Requeijão, do Panifício Jardim Planalto; Pão Caseiro de Cenoura, da Padaria Lahude; Muffins Especiais de Mirtilo, Pistache e Amarena, da Padaria Colonial; e Esfirra Integral, da Padaria Vitória.

Já no dia 1º, os quatro participantes foram Padaria Q Delícia, que apresentou o Bolo de Maçã; Cia do Pastel, com a Rosca de Coco; padaria Multipães, que trouxe a Cuca Integral Multipães, e a padaria La Caffita, com a receita de Pamonha Assada.

Nas fotos, Edson Carboni, proprietário da Padaria Lahude, localizada no bairro IAPI, Porto Alegre, que apresentou a receita de Pão Caseiro de Cenoura, e Fernanda Guedes, responsável pela Padaria Q Delícia, também de Porto Alegre, com a receita de Bolo de Maçã.

Oficina de Troca de Receitas - foto 1   Oficina de Troca de Receitas - foto 2