Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes do Campus Porto Alegre participam de mostra internacional na Argentina

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2010, 12h30 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2010, 12h30 | Acessos: 1980

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, os estudantes Ricardo Bard e Guilherme Daudt, acompanhados pela professora Karen Selbach Borges, participaram da I Muestra Latinoamericana de Jóvenes Emprendedores, realizada na cidade de Puerto Madryn, na Argentina.

Representando o Campus Porto Alegre do IFRS, durante a mostra eles apresentaram a proposta e os resultados obtidos pelo projeto Fábrica de Software Acadêmica, que visa implementar uma fábrica de software acadêmica no contexto dos cursos Técnico em Informática e Superior de Tecnologia Em Sistemas Para Internet.

Este projeto inclui ainda os alunos Carlos Henrique da Silva, Alexandre Ichida, João Lauro Garibaldi Júnior e Lucas Benz, além dos professores Tanisi Pereira de Carvalho e Rodrigo Prestes Machado. O grupo vem trabalhando na definição de um modelo de Fábrica de Software a ser implantado no Campus Porto Alegre e no desenvolvimento de um software piloto capaz de coletar dados a partir de uma pesquisa sobre o perfil sócio-econômico dos alunos ingressantes. Esses dados irão auxiliar na definição de políticas de assistência estudantil da Instituição. Ao aplicar os conteúdos trabalhados em disciplinas dos cursos, ações como essa oportunizam aos alunos a experiência prática necessária como fator diferencial na sua formação.

Nos três dias do evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de estudantes de nível técnico de outros países como Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru. Além de aprender um novo idioma e ter contato com diferentes culturas, eles ainda participaram de atividades culturais como a observação de baleias em Península Valdés e uma visita ao museu paleontológico da cidade de Trelew.

As estudantes Ana Paula Ribeiro e Carolina Taborda, do curso Guia de Turismo do Campus Restinga do IFRS, também estiveram presentes na mostra internacional, com o trabalho TransEasy, um protótipo de parada de ônibus multifuncional.

Os dois grupos de pesquisa representaram o IFRS e o Brasil no evento a convite do governo argentino. Ao final, a delegação brasileira recebeu um troféu de Menção Honrosa pela participação.

Os alunos Guilherme e Ricardo com a professora Karen, na chegada à Argentina (foto 1); e já de volta ao IFRS, com o troféu recebido (foto 2).