Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Professor do IFRS Campus Porto Alegre terá artigo publicado em revista européia
Início do conteúdo da página

Professor do IFRS Campus Porto Alegre terá artigo publicado em revista européia

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2010, 08h15 | Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2010, 08h15 | Acessos: 2136

O professor Telmo Ojeda, do curso Técnico em Meio Ambiente do IFRS Campus Porto Alegre, é um dos autores do artigo intitulado Degradability of linear polyolefins under natural weathering (Degradabilidade de poliolefinas lineares sob intemperismo natural), o qual foi aceito para ser publicado na revista européia Polmer Degradation and Stability, da Elsevier, periódico muito bem conceituado na área dos polímeros.

O artigo mostra que diversos plásticos tradicionais degradam-se no ambiente com uma velocidade muito maior do que se imagina. E, quando estão presentes na forma de objetos de espessura fina (sacolas), com quantidades menores de antioxidantes, ou ainda com aditivos pró-oxidantes, podem degradar-se (e biodegradar-se) a velocidades muito mais elevadas.

Segundo o professor Ojeda, isso pode ser bom para o ambiente, desde que os materiais não contenham substâncias tóxicas em sua formulação, e que não se acumulem na superfície dos oceanos. “A idéia agora é continuar nesta linha de pesquisa (que já rendeu outras duas publicações na Elsevier, uma para polietileno e outra para poliestireno), focando na degradação e biodegradação de polímeros nos oceanos, e na ecotoxicidade dos resíduos da degradação plástica no solo e na água”, explica o professor.

A Elsevier é uma das mais antigas e conceituadas editoras do mundo, líder na publicação de material científico nas áreas de Saúde, Ciência e Tecnologia.

Clique na imagem abaixo para ver o resumo do artigo que será publicado em breve.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->