Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre promove o 17º Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares

Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2010, 13h57 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2010, 13h57 | Acessos: 1465

Em parceria com os Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia, o Campus Porto Alegre do IFRS promoveu, na tarde de sexta-feira, 8 de outubro, o 17º Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos nº 2705, Porto Alegre). Com o tema “Acessibilidade: Biblioteca para Todos”, o evento foi organizado pelos estudantes do Curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre.

O diretor geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, e o vice-diretor Júlio Xandro Heck, fizeram parte da mesa de cerimônia na abertura do Fórum. Sangoi falou sobre os desafios que surgiram com o crescimento do número de cursos e alunos da instituição e o projeto de modernizar a biblioteca do Campus Porto Alegre para torná-la uma biblioteca modelo, com acessibilidade a todos.

Na abertura também estavam as presidentes dos conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues e Loiva Serafinni, além do diretor da FABICO/UFRGS, professor Ricardo Schneiders da Silva, da vereadora e bibliotecária Fernanda Melchionna e da coordenadora do grupo de pesquisa LEIA, professora doutora Iara Neves.

O público, formado por bibliotecários, professores e estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS, acompanhou palestras que abordaram assuntos como Biblioteca para Todos, portadores de necessidades especiais e o acesso à informação, além de uma mesa redonda sobre Biblioteca Escolar como espaço de inclusão e acessibilidade.

O Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares foi constituído em 12 março de 2009, Dia do Bibliotecário, com a finalidade de reunir mensalmente autoridades, professores e estudantes para discutir melhorias nas bibliotecas escolares e implementar o Projeto Mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público, proposto pelo Sistema CFB/CRBs.