Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Instituto Federal ampliará vagas no Ensino Profissional

Instituto Federal ampliará vagas no Ensino Profissional

Publicado: Quarta, 31 de Dezembro de 2008, 22h02 | Última atualização em Quarta, 31 de Dezembro de 2008, 22h02 | Acessos: 1265

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande doSul (IFRS) - Campus Porto Alegre foi instalado oficialmente ontem (05/03/2009). A instituição, antiga Escola Técnica da Ufrgs, integra o programa de expansão da rede de Educação Profissional no Brasil. Com autonomia institucional, a unidade irá expandir as opções de vagas para cursos técnicos, licenciaturas, graduação tecnológica e pós-graduação..

No auditório da sede da instituição, professores da antiga escola deram início a uma nova fase do Ensino Profissional. Começamos grandes, com um histórico centenário de sucesso. Juntos, vamos fortalecer o Ensino Tecnológico e Profissional, afirmou o diretor-geral do campus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi.A unidade do IFRS, na Capital, iniciou o ano com 1,5 mil alunos distribuídos em 12 cursos, tendo cem professores e 20 técnico-administrativos. Até 2011, a meta é atingir 4 mil alunos, com a criação de cursos como Química e Biologia (licenciatura) e Tecnólogo em Informática (curso de nível Superior de curta duração).

Entusiasmada com a reformulação do Ensino Técnico no país, a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, assinalou o aumento de oportunidades para os estudantes. É uma maneira de gerar conhecimento de forma rápida e qualificada. Não há apenas um caminho para a Educação, salientou. No total, a instituição irá congregar oito campi instalados em Erechim, Sertão, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Osório, Canoas e Porto Alegre (unidades da Ramiro Barcelos e da Restinga).

Na cerimônia festiva de instalação do IFRS, o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Neto, enalteceu o trabalho realizado pela então Escola Técnica e destacou a nova fase da Educação Profissional. No RS, foram instaladas três novas instituições federais, totalizando 23 campi. Com a promulgação da lei 11.892, de dezembro de 2008, foram criados 38 institutos federais, com o objetivo de estimular o Ensino Profissional e Tecnológico no país. Ontem, o presidente Lula inaugurou novas instituições no Rio de Janeiro. Em artigo veiculado na edição de ontem do Correio do Povo, o presidente da República afirmou que o Ensino Técnico está em festa. (Correio do Povo, 05 de março de 2009).