Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Revista publicada pelo Camosun College, do Canadá, destaca ação em parceria com o IFRS - Campus Porto Alegre

Publicado: Terça, 30 de Mai de 2017, 15h07 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 15h07 | Acessos: 2149

O programa de extensão Ciclo Cinema, Cultura e o Mundo do Trabalho: Intercâmbio Brasil/Canadá, do IFRS - Campus Porto Alegre, recentemente foi pauta de uma matéria publicada na revista Showcase 2017, do Camosun College, faculdade pública e comunitária localizada em Victoria, British Columbia, Canadá.

A ação que foi tema do artigo é fruto de uma parceria internacional entre o IFRS e o Camosun, em que os coordenadores são, no Brasil, a professora Cláudia Estima, e, no Canadá, o professor Bruce McCormack. A revista é uma publicação institucional que divulga todos os projetos realizados na instituição canadense.

No intuito de complementar a formação dos estudantes com temas que envolvam aspectos interculturais para o aprendizado de língua estrangeira, levando à reflexão assuntos além dos conteúdos curriculares, o programa Cinema, Cultura e o Mundo do Trabalho, em conjunto com o Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura - PROPEL do Campus Porto Alegre , tem promovido, desde 2013, atividades que procuram ir ao encontro desse propósito.

Entre as inúmeras ações já realizadas, o PROPEL oferece, desde a sua criação, uma ação envolvendo cinema e reflexão, a qual estabeleceu em 2013 uma parceria com o Camosun College que tem se realizado, de várias maneiras, de modo integrado.

O objetivo da ação foi propor atividades que estreitassem as relações interculturais estabelecidas entre essas instituições de ensino para fins de promover um intercâmbio entre docentes e discentes por meio da realização de ações que concretizassem essa proposta. Dentro de uma compreensão da necessidade de se incluir discussões que envolvam aspectos culturais entre estudantes que têm como prioridade a formação técnica e tecnológica, elegeu-se o cinema como veículo que possibilita viabilizar essas propostas e em torno do qual surgiram ações de caráter extensionista para além do espaço físico das salas de aulas.

De acordo com a professora Claudia, os idealizadores desse evento identificaram a importância como essa ação conjunta colabora no estreitamento de barreiras interculturais, assim como desempenha um papel importante na conscientização de seu público. Desde o seu início, percebe-se a importância em registrar as experiências realizadas por meio da coleta de dados e do aprofundamento do estudo de conceitos envolvendo o cinema e a educação.

Durante uma das atividades, a exibição de filmes ocorria simultaneamente para dois públicos distintos: no IFRS - Campus Porto Alegre e no Camosun College, por meio de videoconferência. Em seguida, era aberto espaço para a troca entre culturas, reflexão e diálogo sobre os assuntos abordados nos filmes, coordenado pelos professores Cláudia Estima e Bruce McCormack.

Showcase 2017: Professional, Scholarly & Creative Activity - Clique e confira o artigo na íntegra (em inglês)