Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus sedia encontro regional de Comunicação Alternativa no dia 02/6
Início do conteúdo da página

Campus sedia encontro regional de Comunicação Alternativa no dia 02/6

Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2017, 10h02 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 10h09 | Acessos: 2020

O IFRS - Campus Porto Alegre recebe na próxima sexta-feira, 02 de junho, o IV Encontro Regional de Comunicação Alternativa da ISAAC Brasil - Região Sul, com o tema "Comunicação Alternativa, uma questão de direito". A atividade acontece das 8h às 17h, no auditório da Torre Sul (11º andar).

O evento é promovido pela International Society for Augmentative and Alternative Communication - Brasil (Sociedade Internacional de Comunicação Alternativa e Aumentativa / ISAAC Brasil), em parceria com o IFRS - Campus Porto Alegre.

A ISAAC Brasil é uma comunidade profissional, científica e autônoma que tem, como finalidade  principal, congregar profissionais, usuários e  familiares de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), ou Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) ou Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), denominada genericamente de Comunicação Alternativa, mas não limitada a essa, e a promoção da melhor comunicação possível, para as pessoas com necessidades complexas de comunicação.

A Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA é uma área de prática e pesquisa, clínica e educacional para crianças e adultos, que envolve um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para resolver desafios cotidianos de comunicação de pessoas que apresentam algum tipo de comprometimento da linguagem oral, na produção de sentidos e na interação.

As ferramentas da CSA incluem material específico, entre eles, conjuntos de sinais gráficos desenvolvidos especificamente para a comunicação alternativa, agrupados em categorias sintáticas e semânticas, além da utilização de fotos, palavra escrita e alfabeto.

Os símbolos gráficos podem ser organizados a partir de recursos de baixa tecnologia como uma simples folha de papel, até alta tecnologia como computadores e tablets,que através de ações e estratégias clínicas, terapêuticas e pedagógicas na elaboração e acesso aos símbolos se transformam em comunicação.

O princípio da CSA é conceber que a comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala, como um olhar compartilhado, expressões faciais, gestos, toque, escrita, apontar de símbolos, imagens ou equipamentos com voz sintetizada, que permitam a interação.

(Fonte: site ISAAC BRASIL - http://www.isaacbrasil.org.br/)

Confira a programação do evento:

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->