Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > 5ª Feira de Trocas Solidárias acontece dias 12 e 13/6 no Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

5ª Feira de Trocas Solidárias acontece dias 12 e 13/6 no Campus Porto Alegre

Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 08h56 | Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h54 | Acessos: 3007

Acontece nos dias 12 e 13/6,  a 5ª edição da Feira de Trocas Solidárias, ação de extensão que já se tornou tradicional no IFRS – Campus Porto Alegre.

No dia 12, segunda-feira, no turno da manhã, as atividades ocorrem a partir das 9h30min, e nos turnos da tarde e noite a partir das 16h30, no átrio e salas de aula do campus (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico). No dia 13, terça-feira, acontecerá somente trocas de saberes, com início às 19h.

O evento tem como objetivo geral criar um espaço de trocas de produtos, serviços e saberes, com base nos princípios da economia solidária e respeito à natureza. As trocas serão mediadas por moeda social criada para a Feira (sem uso da moeda oficial brasileira). Com isso, pretende-se vivenciar experiência comercial onde as ideias de lucro, acumulação e competição sejam substituídas pelas de solidariedade e cooperação.

A 5ª Feira de Trocas Solidárias tem parceria com o Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), o Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Sexualidade (NEPEGS), os Cursos Pré-Vestibulares Popular Dandara dos Palmares e TransENEM, o Coletivo Território Popular, o Prelúdio e com a Incubadora Tecno-Social (ITS) do IFRS - Campus Porto Alegre.

Além das trocas de produtos, serviços e saberes, estão previstas atividades culturais, venda de lanches para arrecadar recursos à afinação do piano da Instituição e arrecadação de alimentos para a comunidade indígena Yvyrupá Mbya-Guarani (Maquiné). Haverá também coleta de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, chapas de raio x, medicamentos (vencidos ou não) e óleo de cozinha usado. O evento é destinado à comunidade interna do campus e também a comunidade externa. Todos estão convidados a participar!

Serão aceitos produtos em bom estado (ex: roupas, calçados, acessório, livros, cds, dvds, bijuterias, objetos de decoração, alimentos caseiros etc.), serviços (ex. auriculoterapia, massagem, corte de cabelo, passeio com animais etc.) e saberes (ex. aulas de violão, aulas de escalada, aula experimental de patinação, aula de brigadeiro, conversação em inglês etc.).

A Feira é uma ação de extensão realizada em conjunto por servidores e discentes do Campus. Coordenada pela professora Helen Scorsatto Ortiz, a equipe organizadora é formada por discentes dos cursos Técnicos em Administração (PROEJA), Meio Ambiente, Secretariado, Segurança do Trabalho, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza e pelos servidores do campus Adriana Oliveira de Pinho, Alex Dias Gonsalez, Aline Ferraz da Silva, Aline Hentz, Andrea Leal, Carolina Sperb, Claudia Estima, Elisabeth Ibi Krieger, Gleide Penha de Oliveira, Jaqueline da Cunha, Liliane Dufau da Silva, Liliane Prestes, Luciana Sauer Fontana, Luiz Felipe Velho, Magali Rodrigues, Marcia Loureiro da Cunha, Maria Claudia Bíssigo, Renata Dias Silveira, Renata Trindade Severo, Rosangela Bjerk, Simone Kapusta e Suzana Prestes de Oliveira. Integram ainda a equipe Antonia Dos Reis Evangelista, Daiana Schwengber, Guilherme Franco Miranda, Joice Pinho Maciel, Katiane Machado da Silva, Kellen Pasqualeto e Letícia Sório Saraiva.

Venha trocar conosco!

Mais informações pelo e-mail: helen.ortiz@poa.ifrs.edu.br .

 

         

               

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->