Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Feira de Trocas Solidárias movimentou o Campus Porto Alegre

Feira de Trocas Solidárias movimentou o Campus Porto Alegre

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 10h49 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 15h46 | Acessos: 2098

Nos dias 12 e 13 de junho, as dependências IFRS - Campus Porto Alegre serviram como espaço para um exercício com base nos princípios da economia solidária e respeito à natureza: a quinta edição do evento de extensão Feira de Trocas Solidárias, que trouxe a oportunidade dos participantes vivenciarem uma experiência comercial que substitui as ideias de lucro, acumulação e competição pelas de solidariedade e cooperação, por meio de trocas de produtos, serviços e saberes.

Nos turnos da manhã e da noite, o público presente, entre comunidade interna e externa, circulou pela feira, que contou ainda com atividades culturais, como apresentação musical de servidores e apresentação de flautas de alunos do Prelúdio. O evento contou também com posto de coleta de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, chapas de raio x, medicamentos (vencidos ou não) e óleo de cozinha usado. Conforme a organização do evento, os itens recolhidos serão destinados aos ecopontos (unidades de destino certo) de Porto Alegre.

Além disso, houve venda de lanches organizada pelos integrantes do programa Prelúdio para angariar recursos à afinação do piano da Instituição, e arrecadação de alimentos e donativos para a comunidade indígena Yvyrupá Mbya-Guarani, de Maquiné (RS).

Para as trocas, eram aceitos produtos em bom estado (ex: roupas, calçados, acessório, livros, cds, dvds, bijuterias, objetos de decoração, alimentos caseiros etc.), serviços (ex. manicure, corte de cabelo, passeio com animais etc.) e saberes (ex. aulas de violão, aulas de escalada, aula experimental de patinação, aula de brigadeiro, conversação em inglês etc.). A “negociação” era mediada por moeda social criada para a Feira (sem uso da moeda oficial brasileira).

A 5ª Feira de Trocas Solidárias teve parceria com o Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), o Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Sexualidade (NEPEGS), os Cursos Pré-Vestibulares Popular Dandara dos Palmares e TransENEM, o Coletivo Território Popular, o Prelúdio e com a Incubadora Tecno-Social (ITS) do IFRS - Campus Porto Alegre.

Sobre a Feira

A Feira de Trocas Solidárias é uma ação de extensão que já acontece há cinco anos no campus, realizada em conjunto por professores, técnicos-administrativos e alunos do Campus. Coordenada pela professora Helen Scorsatto Ortiz, a equipe organizadora é formada por alunos dos cursos Técnicos em Administração (PROEJA), Meio Ambiente, Secretariado, Segurança do Trabalho, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza, e servidores do campus.

O evento tem como objetivo geral criar um espaço de trocas de produtos, serviços e saberes, com base nos princípios da economia solidária e respeito à natureza. As trocas são mediadas por moeda social criada para a Feira (sem uso da moeda oficial brasileira). Com isso, pretende-se vivenciar experiência comercial onde as ideias de lucro, acumulação e competição sejam substituídas pelas de solidariedade e cooperação.

Confira mais fotos deste evento em: www.facebook.com/media/set/?set=a.1448070568590711.1073741916.153048004759647&type=1&l=8d720f08e1