Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Galeria IFRS apresenta sua quarta exposição de arte, de 06/7 a 01/8

Galeria IFRS apresenta sua quarta exposição de arte, de 06/7 a 01/8

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 12h35 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 15h40 | Acessos: 1684

Será aberta na próxima quinta-feira, 06/7, às 10h, a quarta exposição de arte da Galeria IFRS, no saguão cultural do 2º piso do Campus Porto Alegre.

Serão expostas obras de Sandro Ka (artista convidado - objeto) e Renata Farias Machado (artista do IFRS – Campus Porto Alegre - desenho). A visitação desta quarta mostra fica aberta até 01/8. Toda a comunidade acadêmica está convidada a prestigiar!

O programa de extensão Galeria IFRS está sob coordenação do professor do IFRS - Campus Porto Alegre Walter Karwatzki (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com a assessoria técnica das professoras Marina Wöhlke Cyrillo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Michelle Chagas de Farias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Sobre o Programa

A proposta do Programa de Extensão Galeria IFRS apresenta um espaço de prática educacional por meio da arte em que a comunidade escolar do IFRS – Campus Porto Alegre seja o sujeito desta prática e não só um observador. Com o objetivo de sociabilizar a arte, esta ação procura transformar o espaço destinado a exposições de artes visuais, em um espaço de fruição artística.

Conforme a proposta descreve, os espaços expositivos de arte contemporânea são cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea e cada vez mais democráticos em suas propostas. Estes espaços vão desde museus, espaços culturais, galerias e espaços públicos urbanos, como estações de metrô, terminais de ônibus, praças, etc. Assim, é lançada a pergunta: por que não criar um espaço expositivo em um ambiente educacional? A escola, como instituição, é um dos espaços mais adequados para tais ações.

De acordo com a coordenação do programa, o IFRS, por sua relevância como instituição de ensino, não pode ficar sem dar sua contribuição a esta tendência educacional. "Esta ação, além de criar um referendo de exposição pretende, acima de tudo, estimular que a nossa comunidade escolar seja um protagonista desta ação, ao trazer a público um seu fazer nas artes visuais. Proporcionar na abrangência do IFRS ações transversais que tenham como meta o eixo ensino – pesquisa – extensão, e que sejam motivadoras de superação aos desafios do cotidiano da nossa comunidade através de fazeres que os estimulem ao novo e ao fazer o novo, por certo estaremos disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais com maior capacidade criativa, críticos e culturalmente engajados no contexto contemporâneo".

A participação na exposição ocorreu inicialmente por adesão: o projeto da galeria foi lançado no começo de Março, quando a comunidade acadêmica foi convidada a encaminhar seus trabalhos artísticos para a equipe de organização e execução da ação, com prazo até o dia 24 de Março de 2017. As exposições tiveram início no dia 10 de abril de 2017, com a inauguração oficial da Galeria e abertura da primeira mostra.

Abertura da Galeria

Nas fotos acima, registros da abertura da primeira exposição da galeria

Como acontece

Coordenador da Galeria, Karwatzki coloca que, a cada mês, dois expositores apresentam uma obra na galeria. "Não existe obrigatoriedade de haver qualquer tipo de diálogo entre estas obras; o ideal mesmo é que não haja, pois isso amplia a visão de arte dos observadores. Um dos expositores é um artista de fora da comunidade do IFRS; um artista que já tem uma trajetória na área das artes visuais. Neste grupo temos artistas professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação e artistas autodidatas. O outro grupo de expositores é formado por estudantes, técnicos ou professores do IFRS - Campus Porto Alegre", explica ele. O professor complementa que são destinadas ainda duas vagas para estudantes de outros campi do IFRS; uma para o Campus Canoas e outra para o Campus Restinga.

A Galeria é destinada à comunidade interna do IFRS; estudantes, técnico-administrativos e professores.

Data de realização: De 10 de abril até 04 de dezembro de 2017.

Local de realização: Saguão Cultural, 2º Piso do IFRS – Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro, Porto Alegre).

Confira a agenda de exposições 2017 da Galeria IFRS:

AGENDA DAS EXPOSIÇÕES

Mês