Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias PET > Grupo PET – Conexões de Saberes do Campus Porto Alegre homenageia aniversário do Jardim Botânico do RJ

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 09h40 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 12h46 | Acessos: 4462

No dia 13 de Junho é celebrado o aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e os bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes – Gestão Ambiental, do Campus Porto Alegre do IFRS, homenageiam a passagem da data.

Acesse o blog do grupo PET e saiba mais sobre as ações realizadas: petgestaoambiental.webnode.com.br.

13 DE JUNHO

ANIVERSÁRIO DO JARDIM  BOTÂNICO DO RJ

Conforme site oficial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, os primeiros jardins botânicos surgiram na Europa, no século XVI, com o intuito de estudar as plantas medicinais. Buscava-se identificar e comprovar suas propriedades. Formaram-se assim as primeiras coleções de plantas para fins científicos. Desde então, os jardins botânicos ampliaram seu escopo de atuação, porém não abandonaram sua vocação inicial: a pesquisa da flora.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ – foi fundado em 13 de junho de 1808. Ele surgiu de uma decisão do então príncipe regente português D. João de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. Hoje o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – nome que recebeu em 1995, é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e constitui-se como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.

Ao acompanharmos a história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro até os dias de hoje, é possível perceber que ela tem sempre estreita relação com a agenda de interesses e preocupações em nível nacional e mundial. A própria iniciativa de sua criação era uma resposta ao contexto econômico e político em que Portugal e o Brasil, como sua colônia, estavam inseridos no início do século XIX.

JARDIM BOTÂNICO DO RS

Em 10 de setembro de 1958 o Jardim Botânico foi aberto ao público.  Atualmente o Jardim Botânico está sendo ameaçado, pois era administrado pela Fundação Zoobotânica que foi extinta. O espaço foi concebido para atender aos visitantes e promover atividades educativas.

Em 2003, por meio da Lei nº 11.917, o Jardim Botânico foi considerado como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é considerado como um dos cinco maiores jardins botânicos brasileiros possuindo um acervo significativo da flora regional. Fonte: http://www.jb.fzb.rs.gov.br/conteudo/1265/?Histórico

Os Jardins Botânicos desempenham um papel relevante e vital na conservação vegetal, porém, sem uma atuação ativa em um processo educacional, JB se tornam incapazes de atingirem suas metas. Um dos objetivos essenciais na instituição é a educação e conscientização para a importância das plantas na vida dos seres humanos e no ecossistema global. Ao chamar atenção para as ameaças que os vegetais e os habtats enfrentam, os jardins botânicos podem conduzir a sociedade a pensar em formas de proteção da biodiversidade. (REDE BRASILEIRA DE JARDINS BOTÂNICOS, 2004)

(Fonte: <http://jardimbotanico.pocosdecaldas.mg.gov.br/?q=node/2>)

registrado em: