Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias PET > Grupo PET – Conexões de Saberes do Campus Porto Alegre homenageia o Dia Mundial dos Oceanos
Início do conteúdo da página

Grupo PET – Conexões de Saberes do Campus Porto Alegre homenageia o Dia Mundial dos Oceanos

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 09h18 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 12h46 | Acessos: 4877

Uma homenagem do Grupo de bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes – Gestão Ambiental neste 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos.

08 DE JUNHO

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

 

Oceano de plástico: A triste realidade

Garrafas PET, papel filme, sacolas, copos e embalagens de plástico são utensílios que propiciam praticidade e conforto no dia a dia, em todo o mundo, já que são duráveis e resistentes à degradação. Entretanto, se analisarmos o custo ambiental destas vantagens, perceberemos que vale a pena repensar nossos hábitos.
Há mais de vinte anos, um grupo de pesquisadores analisa o comportamento de duas imensas ilhas de plástico, uma formada no Oceano Pacífico e outra, no Atlântico Norte. Além da constatação de que estas estão se unindo, mais triste ainda é saber que o problema de plásticos é comum em todo o mar.

Segundo o PNUMA, Programa Ambiental das Nações Unidas, 90% de todos os detritos dos oceanos são compostos por plástico. Além disso, existem 46.000 fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície destes ambientes, sendo a maioria oriunda de terra firme, e 27% constituídos de sacolas de supermercado. Para acrescentar, estudos comprovam que para cada quilo de algas marinhas e plâncton encontrado nos oceanos, há pelo menos seis quilos de plástico. Considerando estes organismos como os principais responsáveis pela oxigenação do planeta e alimentação de cadeias alimentares, não é nada otimista perceber os problemas que o plástico tem causado. 

A vida animal também é bastante afetada, não sendo difícil encontrar relatos de animais mortos por asfixia ou lesões internas provocadas pela ingestão destes e outros polímeros. Segundo o PNUMA, este material é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas todos os anos.

Uma forma de pelo menos não piorar o que já está ocorrendo é repensar nossos hábitos de consumo, planejando nossas compras e evitando o uso de produtos descartáveis.

(Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/oceano-plastico-triste-realidade.htm)

Recentemente, foi publicado no site G1 a notícia ONU LANÇA CAMPANHA PARA REDUZIR PLÁSTICO NOS OCEANOS:  http://g1.globo.com/natureza/noticia/onu-lanca-campanha-para-reduzir-plastico-nos-oceanos.ghtml

Assista também ao vídeo Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico (Fantástico - Globo): https://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY

registrado em:
Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->