Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Vivências na formação docente foram apresentadas no I Seminário Institucional Pibid

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h47 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h53 | Acessos: 3128

Foi realizado no dia 20 de outubro de 2017, no IFRS - Campus Porto Alegre, o I Seminário Institucional Pibid IFRS - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O evento reuniu bolsistas do Pibid de cinco campi do IFRS, envolvendo licenciandos e professores das licenciaturas dos subprojetos do IFRS e professores das escolas parceiras no programa.

Participaram da mesa de abertura do evento o diretor-geral do Campus Porto Alegre, Marcelo Schmitt, o diretor de Ensino do Campus, Fabio Okuyama, a coordenadora institucional do Pibid do IFRS e docente do campus Porto Alegre Andréia Zucolotto, e a pró-reitora de Ensino do IFRS, Clarice Escott, representando o reitor do instituto.

Após a abertura oficial, a programação do evento prosseguiu com as apresentações dos participantes presentes, socializando as ações desenvolvidas nos subprojetos do Pibid dos cursos de Licenciatura em: Ciências da Natureza - Campus Porto Alegre; Física e Matemática - Campus Bento Gonçalves; Matemática - Campus Ibirubá; Pedagogia e Ciências Agrárias - Campus Sertão; e Matemática - Campus Caxias do Sul.

Alunos bolsistas do IFRS, coordenadores dos subprojetos e professores supervisores das escolas parceiras do programa apresentaram as atividades realizadas nas suas escolas de atuação e relataram as experiências vivenciadas, tanto positivas como negativas, nestes seis anos de Pibid no IFRS (o programa existe desde 2011 na instituição).

Após os relatos de experiência dos grupos, ocorreu a palestra "Avaliação e perspectivas do Pibid", ministrada pelo professor Marcus Ribeiro, Doutor em Educação em Ciências e Matemática e professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, campus Venâncio Aires.

Ao final do evento, em virtude das discussões levantadas e dúvidas que pairam sobre o futuro incerto do programa, devido a mudanças propostas pelo governo federal, alunos bolsistas, professores, coordenadores e supervisores presentes realizaram um ato em defesa do Pibid, com uma foto coletiva e destacando os tópicos #PibidnaRua e #FicaPibid.

Pibid - Criado em 2007, o Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, com o objetivo de estimular a docência e implantar ações que valorizem o magistério entre os estudantes de graduação.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

As bolsas são concedidas para que estudantes de licenciatura realizem projetos que visam à aproximação da teoria das licenciaturas à prática de salas de aula da rede pública.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Além dessa integração entre a IES e escola, os projetos desenvolvidos propiciam aos bolsistas o contato com experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

Saiba mais em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid

Coordenação do Pibid do Campus Porto Alegre com supervisoras das escolas parceiras

Confira mais do evento fotos em: https://www.facebook.com/ifrspoa/posts/1579941468736953.