Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > II Encontro Estadual de Leitura Inclusiva abordou ações de acessibilidade para a leitura

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 09h25 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 15h28 | Acessos: 2756

O IFRS - Campus Porto Alegre sediou na última terça-feira, dia 31/10, o II Encontro de Leitura Inclusiva. Organizado pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade, do IFRS e da UFRGS, o encontro é uma iniciativa da Rede de Leitura Inclusiva no Rio Grande do Sul (GT-RS POA), criada pelo LEIA, juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10), o Conselho Municipal do Livro e da Leitura, entre outras instituições, a partir de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill (FDN), de São Paulo. O evento contou mais uma vez com a presença de Perla Assunção, representante da Fundação Dorina Nowill.

O encontro tem como objetivo ser um chamamento para que a sociedade e as Instituições que recebem acervos da FDN unam-se ao grupo na construção uma grande rede de ações em prol das pessoas com deficiência para acesso ao livro, leitura, literatura e bibliotecas e um estímulo para que desenvolvam ações de inclusão.

Estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS, estudantes de outros Cursos e Instituições, bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia, professores, técnicos, mediadores de leitura, pessoas com deficiência, representantes de Instituições parceiras e comunidade em geral, puderam assistir palestras, na parte da manhã, e participar de oficinas, no turno da tarde.

A mesa de abertura do encontro, no início da manhã, contou com a presença do Diretor Geral do IFRS - Campus Porto Alegre, Marcelo Schmitt; da Chefe do Departamento de Ciências da Informação da FABICO/UFRGS, Jeniffer Alves Cuty; da representante da Fundação Dorina Nowill, Perla Assunção; da vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10), bibliotecária Luciana Kramer; do Presidente da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), bibliotecário Alexandre Demétrio; da coordenadora do Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade da FABICO/UFRGS, Eliane Moro; e da Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre, professora Lizandra Brasil Estabel.

Após a abertura oficial, houve momento cultural com apresentação musical do professor e músico Márcio Fumaco. Márcio é deficiente visual e apresentou duas canções gaúchas tocadas no teclado.

Em seguida, deu-se início aos painéis, que prosseguiram abordando temas como Rede Nacional de Leitura Inclusiva e "Coleções Regionais - A cultura brasileira em suas expressões", com Perla Assunção (Fund. Dorina Nowill); Rede Nacional de Leitura Inclusiva GT - RS POA: Leitura, informação e acessibilidade, com a professora Lizandra Brasil Estabel (IFRS/POA); e Acessibilidade em ambientes culturais, com a professora Jeniffer Alves Cuty (DCI/FABICO/UFRGS).

Entre as palestras, houve mais um momento cultural, com uma Contação de Histórias realizada pela Técnica em Biblioteconomia e acadêmica da FABICO/UFRGS Andréa Bitencourt, que apresentou uma adaptação da lenda gaúcha "Negrinho do Pastoreio".

Na parte da tarde, os participantes puderam se inscrever e realizar as oficinas "A Inclusão dos Cegos e as Tecnologias"; "Checklist de Acessibilidade para Bibliotecas"; "Língua Brasileira de Sinais: que língua é essa?"; "Mediação da Leitura: afetos e fazeres"; "Noções de Conservação e Recuperação de livros em Braille"; e "A Literatura de Tradição Oral: o cordel e a gauchesca".

Conheça mais sobre a Rede Nacional de Leitura Inclusiva, projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos na perspectiva de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência, no endereço: http://redeleiturainclusiva.org.br/.

Momentos culturais na parte da manhã

Perla Assunção, representante da FDN

Prof. Drª Lisandra Estabel e a trajetória de atividades do grupo LEIA

Acessibilidade em ambientes culturais foi tema abordado pela Profª Drª Jeniffer Alves Cuty