Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Mais de 16 mil candidatos farão processo seletivo do IFRS no domingo, dia 03/12
Início do conteúdo da página

Mais de 16 mil candidatos farão processo seletivo do IFRS no domingo, dia 03/12

1
Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 12h35 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 14h40 | Acessos: 1822

As provas do processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) serão realizadas no domingo, 3 de dezembro de 2017, em 16 municípios do Rio Grande do Sul*. São 16.660 inscritos concorrendo a 4.608 vagas em cursos superiores e técnicos.

Às 8h30min, ocorrem as provas dos cursos técnicos integrados e concomitantes, com duração de três horas. Às 14h, acontecem as dos cursos superiores (com duração de quatro horas e 30 minutos) e dos técnicos subsequentes (com duração de três horas e 30 minutos). Os candidatos devem comparecer com pelo menos 30 minutos de antecedência aos locais de provas, que foram informados pelo Portal de Ingresso.

*As provas ocorrerão nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A lista de endereços está disponível no Portal de Ingresso.

Acompanhe também as listas candidatos por vaga divulgadas no Portal Ingresso.

 

Orientações aos candidatos

>> Chegue com antecedência – o Manual do Candidato recomenda a chegada ao local de prova pelo menos 30 minutos antes do horário. Não poderão realizar a prova os candidatos que se apresentarem na sala após o horário estabelecido para o início da prova.

>> Leve caneta esferográfica azul ou preta.

>> Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição – os documentos deverão estar em perfeitas condições. Não são considerados válidos os documentos onde se lê “não-alfabetizado” nem os com fotografia desatualizada.

São aceitos:

Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação – somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97.

 

>> Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

>> Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio digital, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen-drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

>> Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

>> Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo.

>> Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala.

>> Saída da sala: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o seu início.

 

>> ENEM

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes e superiores do IFRS pode ser utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2012. Para isso, no momento da inscrição o candidato optou entre as alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”.  Fique atento. Se você se inscreveu “apenas por nota do Enem” você não fará prova!

Fim do conteúdo da página