Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Revista do GNU destaca estudo ambiental sobre a Ilha do Pavão realizado por alunos da Gestão Ambiental do campus

Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 11h21 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 09h22 | Acessos: 4137

A revista do clube Grêmio Náutico União (GNU), um dos clubes mais tradicionais do estado, publicou na sua última edição de 2017, uma notícia em que destaca o estudo ambiental realizado por um grupo de estudantes e professores do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre, na sede náutica do clube, localizada no lado sul da Ilha do Pavão, uma das 16 ilhas que compõem o Delta do rio Jacuí, entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba.

O trabalho revela características ambientais e sociais de toda a ilha, como tipos de vegetação, diversidades de aves e microclimas, entre outras. O estudo constituiu parte da disciplina de Projeto Integrador do curso de Gestão Ambiental, sob coordenação dos professores Renata Silveira, Antônia Evangelista e Telmo Ojeda, além da participação de outros professores do campus.

O professor Telmo Ojeda explica que esse estudo na ilha do Pavão foi realizado entre os anos de 2016 e 2017, gerando um diagnóstico ambiental e um plano de gestão ambiental, pelo qual a direção do GNU já se interessou. Os temas estudados foram: solo, água, clima, vegetação arbórea, avifauna, pressão sonora (ruído), geoinformações sócio-ambientais e resíduos sólidos. "Participamos (professores e alunos) de diversos almoços com a direção do clube na ilha, que serviram para que nos conhecêssemos melhor", coloca Ojeda.

O campus possui um convênio de cooperação técnica e científica firmado com o clube Grêmio Náutico União (GNU), desde março de 2015. O mesmo convênio prevê também ações de pesquisa sobre a qualidade da água e do ar envolvendo o IFRS e a instituição canadense Cégep de Sherbrooke (QC - Canadá), em um projeto iniciado em 2012 e atualmente desenvolvido em parceria com o GNU, e em razão do qual o instituto recebe anualmente a visita de professores e estudantes vindos do Cégep entre os meses de maio e junho.

Veja no vídeo as revelações do estudo, além dos atrativos da sede náutica do GNU:

E confira a notícia veiculada na Revista GNU, edição trimestral outubro/novembro/dezembro de 2017 (mais detalhes no site http://gnu.com.br/videos/revista-gnu-conheca-a-ilha-do-pavao/):