Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Em sete anos de atuação, PROPEL já atendeu mais de 6 mil pessoas, promovendo e apoiando ações de extensão
Início do conteúdo da página

Em sete anos de atuação, PROPEL já atendeu mais de 6 mil pessoas, promovendo e apoiando ações de extensão

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 13h00 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 15h44 | Acessos: 2422

Criado em 2011, com o objetivo de complementar a formação técnica e tecnológica promovida pela instituição, por meio da oferta de atividades de extensão direcionadas a aspectos e competências humanísticas e culturais, o Programa Permanente de Ensino de Línguas, Literaturas e Ações Interculturais – PROPEL, é um programa de extensão do IFRS – Campus Porto Alegre que promove ações de extensão nas áreas de línguas, literatura, cultura e mundo do trabalho, sempre abertas à comunidade em geral. 

O programa contribui para atender diferentes demandas com relação à ampliação extracurricular do ensino das línguas, de literaturas e assuntos culturais no IFRS – Campus Porto Alegre, estendendo-as também à comunidade externa, trazendo-a para participar das ações dentro do IFRS e também indo ao encontro dela. 

De acordo com a professora Claudia Estima, atual coordenadora do PROPEL, e conforme dados do Sistema de Informação e Gestão de Projetos do Ministério da Educação (SIGProj / MEC), nestes sete anos como programa de extensão, o PROPEL já atendeu 6.537 pessoas, somando uma carga horária total de 2.701 horas de atividades realizadas. Só em 2017, foram quase duas mil pessoas atendidas, um recorde de público comparado com os anos anteriores, apesar de uma menor carga horária de atividades. 

Na tabela a seguir, os dados do número de pessoas atendidas e carga horária de atividades do Propel desde 2011: 

ANO CARGA HORÁRIA NÚMERO DE ALUNOS E COMUNIDADE EXTERNA ATENDIDOS
2011 475 847
2012 475 961
2013 411 421
2014 393 321
2015 358 1340
2016 375 680
2017 214 1967
TOTAL 2701 6537

Fonte: Relatórios do Sistema de Informação e Gestão de Projetos do Ministério da Educação (SIGProj / MEC)

 

Sobre a atuação do PROPEL

Segundo sua proposta, o PROPEL tem como objetivo promover ações de extensão envolvendo as línguas, literaturas e demais ações culturais que atendam as demandas no sentido de formação inicial e continuada tanto da comunidade externa quanto dos diferentes segmentos do IFRS – Campus Porto Alegre.

Tem se dedicado a promover cursos de idiomas - língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola e língua brasileira de Sinais (LIBRAS); ciclos de cinema com debates dos filmes assistidos, além de inúmeras palestras sobre língua, literatura, cultura e mundo do trabalho, oficinas e apresentações culturais.

Entre algumas das ações realizadas tanto diretamente pelo programa ou como parceiro de outras ações extensionistas, estão os eventos Feira de Trocas Solidárias, Saindo do Senso Comum, Novos Imigrantes no RS e Enegrecendo Setembro; e uma demanda recente e em expansão: ações envolvendo língua portuguesa para estudantes imigrantes.

As ações são ofertadas conforme as necessidades manifestadas pela comunidade externa, assim como o diagnóstico de necessidade e a disponibilidade dos professores em promovê-las. O PROPEL reúne, organiza, promove, divulga e disponibiliza essas ações.

Língua, literatura, cinema, artes plásticas, música e dança são algumas das expressões culturais da nossa sociedade e, como tal, nos refletem, nos explicam e nos representam para nós e para o mundo.

Ao ofertar essas variadas ações de extensão que permeiam questões socioculturais e sociolinguísticas o PROPEL pretende contribuir de forma significativa para uma educação que promova o pensamento crítico, a inclusão social responsável e a valorização humana.

Acompanhe as divulgações do PROPEL no blog  e na página do Facebook.

Alguns registros de atividades realizadas pelo PROPEL em 2017:

 

Palestra de encerramento do evento Saindo do Senso Comum em 60 minutos

 

Evento Novos Imigrantes no RS, do NEABI, recebeu apoio do PROPEL

 

PROPEL é parceiro da Feira de Trocas Solidárias

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->