Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Segunda turma do Mestrado ProfEPT no IFRS participa de aula inaugural no Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Segunda turma do Mestrado ProfEPT no IFRS participa de aula inaugural no Campus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 14h16 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h45 | Acessos: 2742

Aula teve como tema "O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional"

Na tarde sexta-feira, 17 de agosto, foi realizada no IFRS - Campus Porto Alegre a aula inaugural da segunda turma IFRS do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Participaram da mesa de abertura da aula, no auditório Rui Cruse do campus, o reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, professor Eduardo Girotto; representando o coordenador do Comitê Gestor Nacional do ProfEPT a coordenadora adjunta do Comitê Acadêmico Nacional, professora Maria Cristina Caminha de Castilhos França; a coordenadora do mestrado ProfEPT/IFRS , professora Clarice Monteiro Escott;  e o diretor-geral do IFRS - Campus Porto Alegre, professor Marcelo Augusto Schmitt. O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Porto Alegre, Evandro Miletto, também esteve presente, acompanhando a abertura.

Em sua fala, o diretor-geral do campus, Marcelo Schmitt, deu as boas-vindas à nova turma. "A gente fica muito contente que mais uma turma do nosso conhecido ProfEPT começa nesse momento. Este campus, em conjunto com todo o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, de certa maneira tem dado um passo para que a gente cumpra aquilo que é nossa missão. Além da formação técnica, da formação tecnológica de nível superior, das licenciaturas, também é nossa missão formar profissionais na área da pós-graduação stricto sensu, especialmente na questão do mestrado profissional", salientou. 

O reitor do IFRS, Júlio Heck, em seu pronunciamento, também destacou o crescimento da pós-graduação no instituto. "Para o IFRS, esse momento é muito importante porque ele denota uma mudança institucional. Há três anos atrás nós não tínhamos nenhum mestrado no IFRS; em 2015 começaram os primeiros. Hoje já temos quatro funcionando. Somos o instituto do Sul do Brasil com mais programas de mestrado. Isso também é motivo de muito orgulho, porque mostra a verticalidade acontecendo e mostra que as opções feitas em outros tempos foram corretas e que estamos, sim, no bom caminho", colocou. 

Após a abertura oficial com os pronunciamentos das autoridades presentes, os novos alunos, ingressantes no semestre 2018/2, assistiram à aula inaugural com o tema O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Uma história de conquistas, limites e desafios, ministrada pela professora Drª. Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

   

Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede, tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica visando a produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos educacionais. Coordenado pelo IFES, é ofertado conjuntamente por 36 institutos federais. 

Confira mais registros:

 

 

A coordenadora do mestrado ProfEPT/IFRS , professora Clarice Monteiro Escott

   

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, professor Eduardo Girotto, e o reitor Júlio Heck

  

Público presente, e momento de perguntas ao final da palestra

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->