Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias da Extensão > Núcleo Extensionista Viver IFRS/Porto Alegre promove a Operação Filhos de Sepé de 20 a 25 de setembro

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 20h11 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 15h43 | Acessos: 5401

Idealizado ainda em 2017, o Núcleo Extensionista Viver IFRS Campus Porto Alegre (NEV/IFRS - Campus Porto Alegre) surgiu da iniciativa dos servidores Rosangela Leal Bjerk e Celson Roberto Canto Silva em criar um programa que pudesse oportunizar vivências imersivas aos estudantes do campus junto a comunidades de interesse. O Núcleo é inspirado nas propostas do Projeto Rondon promovidas pelo Ministério da Defesa, do Governo Federal, e pelo Núcleo Extensionista Rondon – NER, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nas quais estudantes de diferentes áreas do conhecimento deslocam-se por um período determinado até municípios/territórios e realizam atividades multidisciplinares com as comunidades alvo. Objetivando ampliar a dialogicidade dessas propostas, o Programa Viver IFRS busca o intercâmbio dos saberes dessas comunidades com os conhecimentos técnico-científicos, integrando o meio acadêmico com a realidade cultural e social, fortalecendo assim aspectos ligados à cidadania e à formação acadêmica e social.

Como público alvo para sua primeira ação imersiva, o NEV/IFRS - Campus Porto Alegre escolheu o Assentamento Rural Filhos de Sepé, localizado no distrito de Águas Claras, no município de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. A escolha deste território se deu pela natureza da comunidade, localizada em grande parte no interior de uma unidade de conservação (Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande), podendo desenvolver apenas manejos sustentáveis em seus processos de produção agrícola. Além disso, as características naturais e sociais do assentamento Filhos de Sepé proporcionam oportunidade única de aprendizado, visto que a experiência dos assentados em relação aos desafios existentes no local pode contribuir para que os alunos tenham contato com uma realidade diferente da que estão habituados.

Como etapa prévia à imersão, realizou-se um diagnóstico socioambiental para identificar as principais características, possíveis demandas e futuras potencialidades desta comunidade, assim surgindo os seguintes temas de atuação: relações humanas e gestão de conflitos; gestão de negócios e empreendedorismo; boas práticas em culinária; segurança do trabalho; saúde preventiva; informática básica, educação ambiental e turismo sustentável. Como base nestas demandas, foi realizado no mês de junho de 2018 um processo seletivo público para selecionar os estudantes participantes da Operação, abrangendo prioritariamente os seguintes cursos do Campus Porto Alegre: Técnicos em Segurança do Trabalho, Panificação, Redes de Computadores, Instrumento Musical, Meio Ambiente e Administração (PROEJA); e superiores de Tecnologia em Sistemas para Internet, Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Licenciatura em Ciências da Natureza. Além da seleção dos estudantes do Campus Porto Alegre, foram convidados para participar da Operação quatro estudantes indicados pelo Campus Viamão.

Ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, a equipe do NEV/Porto Alegre realizou encontros de formação com os estudantes que irão participar da Operação, para discussão da política fundiária brasileira, da história dos movimentos sociais que lutam pela Reforma Agrária, da agroecologia, assim como para promover a análise dos dados do diagnóstico e a proposição das ações a serem desenvolvidas na Operação. Entre as atividades desenvolvidas, realizou-se uma visita ao Assentamento para um primeiro contato com o público-alvo e reconhecimento de especificidades.

Com a programação definida e planejada, os participantes da Operação, sob a coordenação da servidora Rosangela Leal Bjerk, partiram para a atividade na quinta-feira, dia 20 de setembro, e permanecem no Assentamento por cinco dias, retornando no próximo dia 25. São 12 estudantes dos Campi Porto Alegre e Viamão, quatro servidores e convidados externos ao Campus que estarão oferecendo oficinas, atividades de revitalização de espaços, atividades esportivas, culturais, de recreação e cine-debates para o público alvo. Boa sorte a todos e que retornem com muitas vivências para compartilhar com os que ficam!