Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso de Extensão sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos recebe inscrições

Curso de Extensão sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos recebe inscrições

Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 10h29 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 09h39 | Acessos: 4112

A submissão de projetos de pesquisa às instâncias de avaliação ética é um dos requisitos para as pesquisas que envolvem seres humanos. Nas instituições de ensino, especialmente nos cursos de pós-graduação, essa exigência tem trazido, em muitos casos, dificuldades para os discentes, que desconhecem os requisitos e os procedimentos para tal. Dessa forma, a proposta do curso é mediar essa relação entre o pesquisador e o comitê de ética em pesquisa, auxiliando nos aspectos éticos requeridos já na elaboração do projeto e orientar quanto aos caminhos para a submissão ao sistema CEP/CONEP.

O evento destina-se a alunos de pós-graduação do IFRS, de outros Institutos Federais no RS, além de alunos de graduação do IFRS. Estará aberto também para quaisquer outros pesquisadores interessados.

Estrutura:

O curso contará com três encontros presenciais, com o objetivo de apresentar e orientar os participantes para os procedimentos de elaboração e submissão de pesquisas com seres humanos para a apreciação ética em um comitê de ética em pesquisa. As atividades serão realizadas na forma de palestras, com oportunidade para questionamentos e uma oficina, para esclarecimentos mais específicos e orientações práticas.

Cronograma:

25/10/2018 das 17h às 19h (teórica) - esta atividade fará parte da programação da 19ª MostraPoA

22/11/2018 das 17h às 19h (teórica)

29/11/2018 das 14h às 16h (atividade prática) e das 17h às 19h (teórica)

Local: Auditório do 9º. Andar – Campus Porto Alegre

Conteúdo programático:

- Ética em pesquisa com seres humanos no Brasil;

- Requisitos e funcionamento do Sistema CEP/CONEP;

- Procedimentos para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFRS;

- Utilização da Plataforma Brasil para submissão de projetos;

- Principais pendências: Consentimento, Riscos e Benefícios, Cronograma, Orçamento, etc.;

Ministrantes:

Bióloga Maria Mercedes Bendati (CONEP) e Professora Dra. Andréia Zucolotto (IFRS). Participação: Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) IFRS

Inscrições: a partir de 01/10/2018 pelo link: https://goo.gl/forms/VvMPRJW5TCCayG612

VAGAS LIMITADAS: 60 (seguirá a ordem de inscrição)